Por Patrícia Lisboa

A Locomotiva a vapor Nº 10, batizada de “D. Pedro II”, que está exposta no Museu Ferroviário de Indaiatuba, vai ter uma programação para funcionamento como atração turística, e não para transporte, a partir deste mês.

O percurso percorrido, uma vez por mês, será apenas o abrangido pela antiga estação ferroviária central, onde fica o Museu Ferroviário, na Praça Newton Prado, s/nº, Jardim Pompeia.

A Locomotiva a vapor Nº 10 foi comprada pelo imperador Dom Pedro II, em 1876. Em 2002, foi cedida para Indaiatuba pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para ser exposta, na antiga estação ferroviária, para fins turísticos e culturais. Em 2021, passou por restauração. É considerada a mais antiga locomotiva a vapor americana em condições operacionais no Brasil.

Na reabertura do Museu Ferroviário, após revitalização, no dia 10 de dezembro do ano passado – ainda como parte da programação do aniversário de 191 anos de Indaiatuba, completos no dia anterior – a Locomotiva Nº 10 foi colocada em funcionamento. No evento, Papai Noel, “chegou” de locomotiva (confira o vídeo abaixo). Mas, depois daquela ocasião, o veículo não foi mais colocado em funcionamento.

PROGRAMAÇÃO

Neste mês, a previsão é que a Locomotiva “D. Pedro II” funcione como atração para os visitantes do Museu Ferroviário, no dia 24. Mas, a data e o horário ainda serão confirmados pela Secretaria Municipal de Cultura.

HISTÓRIA DA LOCOMOTIVA (*)

Em pesquisa e texto de José Henrique Dercole, é possível saber que a Locomotiva a Vapor Nº 10 estava exposta na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, durante as comemorações do centenário de independência do país em 1876, onde foi comprada pelo imperador D. Pedro II.

Na exposição do centenário, a locomotiva tinha o nome de “America”. Porém, logo que chegou ao Brasil foi batizada de “D. Pedro II”, segundo o pesquisador Sérgio Mártire. Conforme dados da época, o imperador teria doado a locomotiva à Cia Ytuana de Estradas de Ferro.

Em 1892 ocorreu a fusão das companhias Sorocabana e Ytuana, dando origem a Cia. União Sorocabana Ytuana, e a bitola 0,96 cm da Ytuana passa para um metro, seguindo os ramais da Sorocabana. Com a anexação da Ytuana pela Sorocabana por volta de 1905, a locomotiva passou então a pertencer a E.F. Sorocabana.

Assim, depois de operar na Ytuana e na Sorocabana, no ano de 1920 a Locomotiva a Vapor Nº 10 foi transferida para o trecho Santos – Juquiá, operando até 1933 e completando 60 anos de serviços. Depois de desativada, foi transferida para a cidade de Sorocaba para enfeitar os jardins da Administração da E.F. Sorocabana, onde permaneceu até 2002 e sofreu com ações climáticas e saques de vândalos.

Com a privatização de toda a rede ferroviária na década de 1990, a locomotiva passou a pertencer à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) que a cedeu em comodato à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que em 2002 fechou convênio com o poder público de Indaiatuba, cedendo-a para fins turísticos e culturais da cidade.

DADOS TÉCNICOS DA LOCOMOTIVA Nº 10

Ano de Fabricação: 1874
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Pais: Estados Unidos
Nº de série do fabricante: 3627
Classificação: 4-4-0
Tipo: American
Bitola: 1,00 m
Diâmetro dos cilindros: 45 cm
Curso dos pistões: 40 cm
Peso aproximado: 25.000 Kg
Comprimento: 12,5 m c/ Tender
Procedência: E.F. Ituana e E.F. Sorocabana
1ª Restauração: Engenheiro Lincon Palaia, em 6 de dezembro de 2002
2ª Restauração: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária de Campinas, em 10 de dezembro de 2021
Localização: Indaiatuba (SP)
Nota: Pertenceu ao imperador D. Pedro II, é a mais antiga locomotiva a vapor americana em condições operacionais no Brasil

SERVIÇO

O Museu Ferroviário de Indaiatuba fica na Praça Newton Prado, s/nº, no Jardim Pompeia, e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h. Às segundas-feiras, fica fechado para manutenção.
No local, também funciona o Ponto de Informação Turística (PIT).

(*) Com informações da Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

Share:

1 Comment

  • Locomotiva D. Pedro II será colocada em funcionamento neste sábado - Dropes, 20/09/2022 @ 18:48h Reply

    […] Como antecipou a reportagem do DROPES, no próximo sábado (24/9), a histórica Locomotiva a Vapor Nº 10, batizada de “D. Pedro II”, será colocada em funcionamento no Museu Ferroviário de Indaiatuba e o público ainda poderá conferir os trabalhos de 20 expositores da Feira das Artes de Indaiatuba, em programação especial que acontece das 9h às 12h. O funcionamento da locomotiva será apenas como atração turística e não para transporte de passageiros. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *