O Jardim União, em Indaiatuba, será o próximo bairro a ser atendido pelo Projeto Bairro Verde. No sábado (30/7), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e parceiros do projeto estarão no bairro para o cadastramento dos moradores interessados em ter uma muda de árvore plantada na calçada do imóvel.

Com esse projeto, a Prefeitura orienta a população sobre os benefícios das árvores nas áreas urbanas e reforça a arborização dos bairros com a ajuda dos próprios munícipes.

A etapa de cadastramento também conta com a divulgação dos projetos Biodiesel Urbano e do Click Árvore, para orientar as pessoas que estiverem em trânsito. Quem quiser levar uma muda para plantar em casa, poderá escolher uma espécie de sua preferência e levar, na hora.

O ponto de coleta seletiva móvel da empresa Corpus estará no local para atender a população. A concentração dos serviços ficará na rua Vereador Antônio Bicudo de Almeida, em frente ao número 356.

O plantio é a segunda etapa do Bairro Verde. A data será divulgada posteriormente pela Secretaria.

O PROJETO

A primeira ação do Projeto Bairro Verde aconteceu, em setembro de 2021, no bairro João Pioli. Desde então, o projeto já atendeu o Jardim Europa, Jardim Kioto e Jardim Esplanada I, totalizando o plantio de aproximadamente 240 mudas, entre resedás rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco.

O Projeto Bairro Verde segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município que foi criado em 2015 como um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana.

No documento estão estabelecidos os parâmetros para a arborização de passeios em vias e de áreas livres públicas; tabela de distanciamento; critérios para escolha de espécies e para plantio em calçadas, praças e avenidas; espécies indicadas para a redução da poluição e a lista de espécies arbóreas nativas frutíferas para plantio em áreas verdes públicas.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *