Por Patrícia Lisboa
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba registrou quatro mortes por covid-19 somene nesta terça-feira (7/2). Com mais esses óbitos, o número total de vítimas fatais da doença na cidade aumenta para 829 pessoas.
Uma das mortes aconteceu no último domingo (6/2), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h). A vítima foi um homem, de 94 anos, que tinha sido internado no dia 3 deste mês. Ele também sofria de neoplasia.
A segunda morte também foi na UPA-24h e a vítima foi outro homem, de 92 anos, que estava internado desde o dia 4 deste mês. Ele faleceu na última sexta-feira (4/2) e também tinha cardiopatia.
O terceiro óbito aconteceu, ontem (7/2), no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). A vítima foi uma mulher, de 76 anos, que tinha sido internada no dia 2 deste mês. Ela também tinha insuficiência cardíaca.
A quarta morte foi de uma mulher, de 94 anos, que também estava internada no Haoc desde o último dia 2. Ela faleceu ontem e tinha antecedente de trombose.
Nesta terça, também foram registrados 661 novos casos de covid-19 e, ao todo, a cidade soma 45.683 contaminações pelo coronavírus, que causa a doença. Entre os que contraíram a doença, além dos que morreram, estão 44.849 curados ou em recuperação domiciliar.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, por causa da escassez de testes diagnósticos disponíveis no mercado para compra, Indaiatuba alterou o protocolo de testagem e, sendo assim, apenas gestantes, puérperas (mulheres que ganharam filhos há no máximo 45 dias), profissionais de saúde e segurança, além de casos sintomáticos graves, têm prioridade para a realização de testes que identificam a covid-19, na rede municipal de saúde.
Com isso, o registro de novos casos pode estar sendo impactado pela redução de testes realizados, embora esteja alto mesmo assim.
INTERNAÇÕES
Hoje, há 36 pessoas com sintomas de síndrome respiratória internadas nos hospitais de Indaiatuba e 29 delas já têm diagnóstico confirmado para a covid-19. Ontem, eram duas internações a mais.
Do total de internados, 24 estão em leitos clínicos de enfermarias e 12 estão em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Os leitos de UTI estão 100% ocupados no Haoc, único que atende pelo SUS na cidade, e também no Hospital Santa Ignês, da rede privada. As enfermarias estão com 85% de ocupação, no Haoc, e 88% no Hospital Santa Ignês.
No momento, o Haoc reserva dez leitos de UTI e 20 de enfermaria exclusivos para pacientes com sintomas de síndrome respiratório e o Hospital Santa Ignês oferta dois leitos de UTI e oito de enfermaria.
VACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba segue com a vacinação da população contra a covid-19. Ao todo, 215.552 moradores da cidade estão com a imunização completa.
CUIDADOS
Além de tomar a vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de se manter as medidas de proteção contra o coronavírus como, uso de máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel e lavagem frequente das mãos.
O paciente que apresentar sintomas gripais – febre, dor de cabeça, coriza, por exemplo – pode acessar o serviço de telemedicina Minha Saúde pelo site da Prefeitura, por meio do qual a consulta médica pode ser realizada sem sair de casa. O serviço funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 20h.
Dúvidas sobre a covid-19 podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.
(Fonte: Secretaria de Saúde de Indaiatuba)