Na última segunda-feira (16/9), a Secretaria de Cultura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Turismo, recebeu o certificado que reconhece o Conselho Municipal de Turismo no sistema de informações do Mapa do Turismo. Além disso, Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. Os documentos foram assinados pelo ministro de Estado do Turismo, Célio Sabino, e pela secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com potencial turístico, bem como, que sejam impactados pelo setor de viagens. De acordo com a secretária de Cultura, Tânia Castanho, fazer parte do Mapa de Turismo é importante, principalmente, para fomentar a economia local. “E ter o Conselho Municipal de Turismo reconhecido pelo governo federal é uma grande conquista. Agora, podemos viabilizar politicas públicas precisas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e também obter, bem como, ofertar capacitação para fornecer ao cidadão a qualificação profissional”, pontua.

Atualmente, mais de 2.900 municípios estão inseridos na plataforma, o que representa 53% do total de cidades brasileiras existentes, que ao todo contemplam 5.568 cidades. O mapa está composto por 338 regiões turísticas. Para participar do Mapa é necessário cumprir alguns critérios.

“Conseguimos colocar a cidade no Mapa Turístico, pois preenchemos todos os requisitos como, dispor de um Departamento de Turismo; ter de Lei Orçamentária; Obter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR; possuir o Conselho Municipal de Turismo ativo e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística do município. Cumprimos todas estas etapas e, agora, conseguiremos mencionar com mais precisão o público que nos visita e criar politicas públicas assertivas”, relata a coordenadora do Departamento de Turismo, Gesiane Zanella e vice-presidente do Comtur.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *