A Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba retomará as aulas presenciais a partir do dia 7 de junho. A data vale para os alunos do Materna1 e 2, Etapas 1 e 2 do Ensino Fundamental e para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O retorno presencial não é obrigatório. O apoio on-line pelo Google Meet será mantido para as crianças cujos pais que não optaram pela volta presencial e para alunos do grupo de risco. As atividades pedagógicas impressas continuam sendo obrigatórias para todos os alunos.
Para os pais que optaram pelo retorno presencial dos seus filhos, a Secretaria Municipal de Educação iniciará com até 35% da capacidade de acolhimento da sala de aula. As oficinas, que são ofertadas nas escolas de período integral, acontecerão também de forma presencial, conforme o cronograma de cada unidade escolar.
“As escolas municipais seguirão um rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria da Educação, de acordo com as deliberações do Plano SP. O atendimento específico aos profissionais de educação através do Teleatendimento Covid-19 será retomado no dia 7 de junho”, informa a Prefeitura.
“As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes ao retorno presencial, aulas on-line e atividades pedagógicas serão repassadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone 3801-9191”, orienta a Secretaria Municipal de Educação.
AULAS PRESENCIAIS
Indaiatuba está classificada na fase de transição do Plano São Paulo, que é mais restritiva e permite as atividades presenciais nas escolas até o limite de 35% da capacidade. A fase de transição vale até o dia 14 de junho, segundo a classificação anunciada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (26/5).
No dia 21 de maio, a Secretaria de Educação realizou uma consulta junto aos responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino, sobre a opção deles para a volta ou não das aulas presenciais, no período de 7 de junho até final de julho. A partir do dia 12 de julho, uma nova pesquisa será enviada aos pais.
MATERNAL 1 E 2
Para estes alunos o retorno presencial será de segunda a sexta-feira, sendo que as crianças do Maternal I frequentarão as aulas no período da tarde e os do Maternal II irão no período da manhã.
PRÉ-ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL E EJA
Para estes alunos as aulas presenciais acontecerão às segundas, quartas e sextas, no período em que o aluno está matriculado. O responsável deve manter o contato com a escola para saber o dia que o aluno deverá ir à aula presencial.
AULA ON-LINE
O apoio pedagógico on-line pelo Google Meet será mantido para os alunos que não optaram pelo retorno presencial e para aqueles que são do grupo de risco. Estas aulas atenderão as crianças das Etapas I e II e Ensino Fundamental, nas terças e quintas-feiras. O horário e link em que a aula estará disponível para o aluno serão informados pelo contato registrado na escola.
ATIVIDADE IMPRESSA
As atividades pedagógicas impressas continuam sendo obrigatórias para todos os alunos. Os pais devem retirar as atividades na unidade escolar do aluno, e depois devolvê-las para os professores corrigirem.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
As unidades escolares irão aferir a temperatura de todos que entram na escola. O uso de máscara e garrafa individual de água são obrigatórios. A alimentação das crianças será servida embalada individualmente. As carteiras estão com distanciamento de segurança, e foi instalado dispenser de álcool em gel na entrada da unidade escolar e em todas as salas de aula. A limpeza das áreas comuns acontecerá várias vezes ao dia.
Para o retorno seguro é necessário o cumprimento rigoroso dos protocolos de biossegurança por todos os presentes no ambiente escolar.