Por Patrícia Lisboa

A nova maternidade do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de Indaiatuba, destinada para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (12/2). A cerimônia de inauguração reuniu a direção e funcionários da unidade hospitalar e autoridades locais. Confira, no vídeo abaixo:

A maternidade nova fica na antiga ala feminina do Haoc, em frente ao Centro Obstétrico, e tem 17 leitos, a mesma capacidade da antiga estrutura, que também será reformada e transformada em uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, com dez leitos, cinco a mais do que há disponível hoje.

Em entrevista ao DROPES, o diretor financeiro do Haoc, Ronaldo José Garcia, afirma que a reforma para a instalação da nova maternidade recebeu apenas investimentos próprios da mantenedora, a Fundação Leonor de Barros Camargo, no valor de R$ 600 mil. Já o custeio do atendimento é feito pelo governo federal, por meio do SUS, pela Prefeitura de Indaiatuba e pela fundação mantenedora. O custo mensal de cada leito é de R$ 15 mil.


Nova maternidade para pacientes do SUS, no Haoc, possui 18 leitos (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Nova maternidade para pacientes do SUS, no Haoc, possui 18 leitos (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

Para o diretor-geral do Haoc, Edmir Deberaldini, a nova maternidade humaniza o atendimento às gestantes e oferece maior conforto para mães e bebês.

Um importante diferencial é a instalação de ar condicionado em todos os quartos. Em média, são três funcionários para atendimento de cada leito, além do médico plantonista.

Segundo o diretor financeiro, a quantidade de partos dobrou nos últimos seis anos. Atualmente, são realizados 210 partos no Haoc, em média, por mês.

O prefeito de Indaiatuba, Custódio Tavares (MDB), participou da cerimônia de inauguração e conheceu de perto a nova maternidade. Ele considera que a capacidade da maternidade atende a demanda atual do município.

O superintendente do Haoc, Renato Sargo, afirmou que, em 30 anos, o hospital triplicou de tamanho. “Nunca deixamos de ter obra aqui”, disse. O Haoc é o único hospital que atende pelo SUS, em Indaiatuba.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *