Da Redação

Quem vai ficar em Indaiatuba, no feriado desta terça-feira (9/7) – quando se comemora, no Estado de São Paulo, a Revolução Constitucionalista de 1932 – tem opções gratuitas de lazer para curtir na cidade. É possível aliar lazer e atividade física, com caminhada em trilha ecológica ou passeio de bicicleta emprestada. Só no Parque Ecológico, são 15 quilômetros com áreas de recreação, campos de futebol, vôlei, uma pista de skate profissional e mais. Confira as opões de lazer, abaixo:

PARQUE ECOLÓGICO

O Parque Ecológico fica ao longo da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, conhecida como marginais direita e esquerda. O parque foi projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake e foi inaugurado em 1992. Hoje, corta a cidade em 80% da sua totalidade.

Arena fica no Parque Ecológico ao lado do Parque Temático (Foto: Eliandro Figueira/PMI)
Arena fica no Parque Ecológico ao lado do Parque Temático (Foto: Eliandro Figueira/PMI)

Ao todo, são 15 quilômetros de pistas de caminhadas, cooper e ciclovias. O parque abrange em sua extensão bosques, lagos, jardins, áreas de recreação, campos de futebol, vôlei, uma pista de bicicross oficial, uma pista de skate profissional, uma raia de remo olímpico, equipamentos de ginástica, uma praça de eventos, parque temático infantil e um teatro multidisciplinar. É sede também de vários eventos esportivos e culturais, mas, não há programação agendada para esse feriado.

A Pista de Skate, no Parque Ecológico, funciona normalmente (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
A Pista de Skate, no Parque Ecológico (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

No feriado desta terça-feira, a Pista de Skate do Parque Ecológico funciona das 7h às 21h.

ECOBIKE

O Projeto Ecobike, que disponibiliza gratuitamente bicicletas ecológicas, funciona também neste feriado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mas, abrem somente as estações do Parque Ecológico, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, em frente à Prefeitura, na altura do Jardim Esplanada 2, e em frente à Guarda Civil, na altura do Jardim Morada do Sol.

O projeto Ecobike faz empréstimos de bicicletas para a população (Foto: Divulgação/RIC/PMI)
O projeto Ecobike faz empréstimos de bicicletas para a população (Foto: Divulgação/RIC/PMI)

BOSQUE DO SABER

O Bosque do Saber, onde também funciona uma escola municipal ambiental, fica na Rua João Batista D’Alessandro, 610, no Jardim do Sol, e possuiu uma área verde de aproximadamente 11.000 m².

A área externa possui estufa, galpão e viveiro para mudas, galpão de reciclagem de papel artesanal, orquidário, Jardim das Borboletas, área de alimentação, parquinho, Jardim dos Beija-flores, galpão de compostagem, maquete de uma microbacia hidrográfica, pomar orgânico, horta orgânica, além de uma trilha de cerca de 500 metros para que os visitantes possam caminhar na mata nativa.

O Bosque fica aberto, nesta terça (9/7), das 9h às 16h. Os visitantes podem passear pela trilha ecológica, quiosques e parquinho infantil. Não é necessário agendamento prévio, mas é preciso respeitar o Regimento Interno, o qual pode ser conferido no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/educacao/bosque-do-saber/.

Bosque do Saber (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes)
Bosque do Saber (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes)

PARQUE DO MIRIM

O Parque do Mirim está localizado em uma área de preservação ambiental ao redor da represa do Rio Capivari-Mirim, na Estrada do Dr. Rafael José Aun, e abre das 6h às 20h, podendo permanecer no local até às 21h.

Os visitantes podem desfrutar do contato com a natureza em uma verdadeira área verde em formação, com árvores plantadas pela própria população. Nas opções de lazer ainda estão deques para pesca, pedalinhos, parquinho, academia para a terceira idade, pista de caminhada, mirante e quadras poliesportiva, de vôlei de areia, futebol society e com vista para a represa.

A lanchonete que atende o Parque do Mirim também administra o aluguel de bicicletas para os visitantes que não levarem a própria bike.

A educação ambiental é outro atrativo do parque. Painéis espalhados pela área principal trazem informações sobre Bacia Hidrográfica, Mata Ciliar, Fauna, Flora e Ictiofauna.

A fonte interativa funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h, podendo ser desligada em razão das condições do tempo ou do sistema de água.

Parque do Mirim  (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)
Parque do Mirim escolares (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)

PISTA DE ATLETISMO

A Pista de Atletismo localizada no Centro Esportivo do Trabalhador, na Avenida Conceição, s/nº, Cidade Nova 2, fica aberta das 6h às 20h.

CASARÃO

O Casarão Pau Preto é uma construção que data do início do século XIX, provavelmente entre1 810 e 1820, cujas paredes de taipa de pilão e de mão são testemunhos de técnicas construtivas daquele período. Ele está edificado em um terreno de 6.248,43 m², que conta também com um bosque formado por pouco mais de cem árvores, das quais se destaca um enorme Jatobá com aproximadamente 150 anos de idade. Hoje, também há uma exposição ao ar livre de peças de arte construídas com tampinhas de garrafas por artistas de Indaiatuba.

O Casarão também abriga Museu Municipal, que iniciou suas atividades em 1983, quando o Casarão Pau Preto foi declarado de utilidade pública. Desde então, recolhe objetos significativos à história de Indaiatuba. Neste amplo contexto constituiu-se um acervo eclético que representa várias histórias indaiatubanas. É formado por conjuntos de objetos dos universos doméstico, trabalho urbano, trabalho rural, artísticos e outros. O Museu Municipal do Casarão Pau Preto fica aberto no feriado desta terça (9/7), das 9h às 12h.

O bosque do Casarão Pau Preto (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
O bosque do Casarão Pau Preto (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

MUSEU FERROVIÁRIO

O Museu Ferroviário está localizado em um conjunto de prédios da antiga estação ferroviária, localizada na Praça Newton Prado, s/nº, no Centro. No local, há a exposição permanente da Locomotiva nº 10, que foi fabricada em 1874. nos Estados Unidos, onde foi adquirida pelo imperador D. Pedro II, fato de destaque na história das ferrovias no Brasil. Conta também com cerca de 400 objetos em seu acervo. O Museu Ferroviário fica aberto no feriado, das 9h às 12h. No local também funciona o Ponto de Informação Turística (PIT), que também fica aberto das 9h às 12h.

A locomotiva histórica no Museu Ferroviário de Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
A locomotiva histórica no Museu Ferroviário de Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *