Durante a 238ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), ontem (29/11), a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Ataíde, anunciou um mutirão com oncologistas do HC para agilizar o atendimento de pacientes já diagnosticados com câncer (neoplasia) que aguardam encaminhamento pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde.
O mutirão está previsto para dezembro, com data a ser definida. Poderá ser feito em um ou dois dias. A superintendente Elaine Ataíde explica que a lista de pacientes com diagnóstico de neoplasia (oncológico) do sistema Cross, que engloba cerca de 20 cidades, estava com 400 pessoas há duas semanas.
“O objetivo é agilizar o atendimento desses pacientes, que já estavam diagnosticados com neoplasia e precisam se consultar com oncologistas, para que iniciem o tratamento adequado ou façam cirurgia. Com a pandemia, esses diagnósticos apareceram mais e com patologias mais avançadas. Importante lembrar que esta é uma lista viva, que muda todo dia, porque entram novos pacientes com diagnóstico de neoplasia e outros saem porque foram encaminhados”, explica Elaine.
A reunião do Conselho da RMC, do qual Indaiatuba faz parte, é organizada pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e foi realizada no Hotel Meliá, no Cambuí, em Campinas. Participaram prefeitos da RMC, a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, o deputado federal Carlos Sampaio, membros do Governo do Estado e de diversos institutos. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e o diretor da Agemcamp, Benjamin Bill.