Por Patrícia Lisboa
O vereador Eduardo Tonin é o líder da bancada da Oposição na Câmara de Indaiatuba, pela primeira vez. Como primeiro suplente do Podemos, ele, que é engenheiro civil, assumiu uma cadeira no Legislativo Municipal, em março de 2023, quando o ex-vereador Ricardo França deixou a Câmara por ter sido eleito deputado estadual. Também pelo Podemos, Du Tonin, como é conhecido, foi eleito vereador, nas eleições de outubro de 2024. Em entrevista exclusiva ao DROPES, ele falou sobre a sua proposta de trabalho nessa legislatura, que vai até 2028, e afirmou que a Oposição quer transparência e que o novo prefeito, Custódio Tavares (MDB), tem um “voto de confiança”.
Além de Du Tonin, a bancada da Oposição é composta pelo vereador Danilo Barnabé (Podemos), que também foi eleito pela primeira vez, nas eleições de 2024.
“A Oposição tenta fazer um equilíbrio e realmente faz a fiscalização da aplicação dos recursos por parte do Executivo. Então, a gente, como uma bancada independente, tem como ir afinco e fiscalizar – inclusive, eu, por ser engenheiro – as obras da administração pública”, afirma Tonin.
Como exemplo, Du Tonin cita a fiscalização feita, na legislatura passada, da obra de construção do teatro municipal, no antigo Ginásio de Esportes, que está paralisada. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Indaiatuba emitiu uma nota sobre o caso. (Confira a íntegra da nota, abaixo).
O líder da Oposição disse que espera melhora no relacionamento com o Executivo Municipal, durante o governo do prefeito Custódio Tavares (MDB). “O que a gente quer é a transparência. O atual prefeito disse que vai ter um canal melhor de comunicação, vai ter uma melhor transparência e a gente espera isso dele. A gente está dando um voto de confiança”, afirma o líder da Oposição.
Confira a íntegra da entrevista, no vídeo abaixo:
NOTA DA PREFEITURA – OBRA DO TEATRO MUNICIPAL
“A obra de reforma e adequação de edifício para abrigar o Teatro Municipal foi paralisada em consequência de rescisão contratual solicitada pelo município. A rescisão resultou da constatação de que a empresa apresentou documento técnico alegadamente falso na fase de habilitação técnica para a concorrência pública realizada para a contratação da obra.
Após diligências motivadas por denúncias de irregularidades cometidas pela empresa em Carapicuíba, a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia constatou o mesmo problema nos documentos apresentados no contrato da obra local. Ao ser notificada pelo município, a direção da empresa não apresentou provas contrárias suficientes, o que levou à rescisão contratual e a imediata desmobilização da obra.
A Prefeitura realiza, em conjunto com uma assessoria especializada da Caixa Econômica Federal, um levantamento minucioso do remanescente da obra para a elaboração de um novo edital de contratação de empresa especializada. Este estudo também será usado para apuração de eventuais prejuízos financeiros a fim de que se proponha ação judicial de reparação contra a empresa.
A Administração Municipal reforça, ainda, que foi arquivado por unanimidade pelo Conselho do Ministério Público o pedido de instauração de inquérito civil contra a Prefeitura para apurar eventual ato de improbidade administrativa decorrente de supostas irregularidades relacionadas à Concorrência Pública n.º 005/2022. O entendimento do Conselho é que as medidas adotadas pela Administração Pública foram suficientes.”
OS 12 VEREADORES DE INDAIATUBA (por ordem alfabética)
Adalto Missias de Oliveira (PP) – bandada da Situação
Alexandre Carlos Peres (PSB) – bancada da Situação (vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara)
Clélia dos Santos Carvalho (PP) – bancada da Situação (2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara)
Danilo Bertipaglia Barnabé (Podemos) – bancada da Oposição
Eduardo Tonin (Podemos) – bancada da Oposição
Hélio Alves Ribeiro (MDB) – bancada da Situação (1º secretário da Mesa Diretora da Câmara)
Leandro José Pinto (PDT) – bancada da Situação
Luiz Alberto Cebolinha Pereira (MDB) – bancada da Situação
Othoniel Harfuch (PDT) – bancada da Situação
Sérgio José Teixeira (MDB) – bancada da Situação
Túlio José Tomass do Couto (MDB) – bancada da Situação (presidente da Mesa Diretora da Câmara)
Wilson José dos Santos, Índio da 12 (MDB) – bancada da Situação
SESSÕES DA CÂMARA
As sessões ordinárias da Câmara Municipal serão retomadas na próxima segunda-feira (17/2). Todas as sessões são abertas ao público em geral e acontecem sempre às segundas-feiras, às 17h30, com transmissão ao vivo por redes sociais. Para quem quiser acompanhar as sessões presencialmente, a Câmara de Indaiatuba fica na Rua Humaitá, 1167, Centro.