A 68ª edição do Domingo Ecológico acontece na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, em Indaiatuba, no domingo (21/8), a partir das 13h30, com uma programação especial (confira abaixo). O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pela empresa Mann+Hummel, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação.
O Domingo Ecológico tem o objetivo de promover, de forma gratuita, ações que conscientizem a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de proporcionar a integração entre família, escola e comunidade.
Esta edição contará com uma apresentação teatral na qual, de maneira lúdica e didática, estimula a criançada a aprender sobre como podemos viver de maneira mais sustentável e cuidar do meio ambiente. Encenado pela global Mad Science, a história do espetáculo “Show da Sustentabilidade” conta como um cientista maluco chega ao palco à procura de seu assistente atrapalhado.
Com a ajuda das crianças, os cientistas fazem experiências e demonstrações impactantes, e convidam a plateia a descobrir como os elementos da natureza se relacionam. A proposta conta com experimentos científicos que trazem curiosidades e explicam de forma divertida a questão da sustentabilidade.
“Nossas apresentações são espetaculares e interativas, planejadas para maravilhar e entreter a todas as faixas etárias, agradando inclusive aos adultos. De um modo muito divertido e interessante, mostramos a diferença entre mágica e ciência”, afirma Dany Artel, cientista da Mad Science.
Na Oficina de Artesanato com Sementes, as crianças terão a oportunidade de conhecer e aprender como os indígenas das aldeias Pataxó trabalham com as sementes na confecção de artesanato.
Os Pataxó vivem em diversas aldeias no extremo sul do Estado da Bahia e norte de Minas Gerais. Em contato com os não índios desde o século XVI e muitas vezes obrigados a esconder seus costumes, os Pataxó hoje se esforçam para avivar sua língua Patxohã e rituais “dos antigos”, como o Awê. Tamikuã Txihi Pataxó, é coordenadora da Arpin Sudeste, educadora da cultura, palestrante, ativista e artesã, além de ser idealizadora do projeto Múka Mukaú, (encontro de cultura e feira de artes indígena). Vive com o Povo Guarani Mbya, é integrante da comunidade Tekoa Itakupe, na Terra Indígena Guajará, em São Paulo-SP. A artista entende as artes como instrumento de luta e defesa dos corpos, territórios e conhecimentos dos povos originários.
Para a Oficina Cantinho Verde, crianças a partir de quatro anos participarão da plantação de mudas de sálvia. Durante o plantio, os condutores estarão sempre ressaltando os benefícios das práticas sustentáveis.
A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber fica na Rua João Batista D’Alessandro, 610, Jardim do Sol.
PROGRAMAÇÃO – 68º DOMINGO ECOLÓGICO
- 13h30: inscrições para as oficinas;
- 14h: Teatro educativo com o espetáculo: “Show da Sustentabilidade”;
- 14h: Oficina Artesanato com Sementes: participação especial da indígena Tamikuã Pataxó (vagas limitadas);
- 15h: Oficina Cantinho Verde: Plantio de mudas de sálvia; (vagas limitadas);
- 15h30: Peça teatral: “Show da Sustentabilidade”.