O Distrito Industrial para Micro e Pequenas Empresas (Dimpe 2), de Indaiatuba, recebe o nome de “Rafaello Fantelli”. A homenagem póstuma foi feita pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB), por meio da lei municipal nº 7.635, que denomina a área institucional.
A cerimônia em homenagem à memória do empresário falecido em 2009 aconteceu, na última sexta-feira (20/8), na prefeitura, com as presenças do filho de Rafaello Fantelli, Aldo José Fantelli e sua esposa Barbara Rita Corsetti Fantelli; a neta Mariana Fantelli Stelini Pereira e o marido Thiago Rached Pereira.
Rafaello Fantelli nasceu na Itália, mas foi em Indaiatuba que constituiu sua família e construiu sua história como empresário, destacando-se tanto na área industrial como social. Em 1993, foi agraciado com o título de Cidadão Indaiatubano e desde 2018 também dá nome ao título honorífico “Empresário do Ano” outorgado pela Câmara Municipal.
O prefeito destacou a contribuição do empresário Rafaello Fantelli para o desenvolvimento de Indaiatuba. “Hoje estamos aqui para prestar uma justa homenagem ao saudoso Rafaello Fantelli, que saiu da Itália para empreender em Indaiatuba e contribuiu ativamente para nossa cidade se tornar a referência que é nos dias de hoje. Não tinha nome melhor para este espaço, pois lá serão instalados diversos comércios e empresas, os quais vão gerar emprego e renda, e consequentemente transformarão a vida de muitos indaiatubanos”, concluiu Gaspar.
Aldo José Fantelli, filho do empresário Rafaello Fantelli, agradeceu todos os presentes e emocionou-se em dizer que é uma honra receber essa homenagem em nome do pai, o qual foi muito importante em sua vida. “Indaiatuba é uma cidade muito boa de se viver. Tudo isso começou lá trás, com pessoas desapegadas de si própria e vinculadas ao interesse de outros. O meu pai era uma dessas pessoas. Sempre o via dando de si, antes de pensar em si. Meu pai escolheu Indaiatuba como sua cidade de coração e foi aqui que ele dedicou sua vida e colaborou para o desenvolvimento industrial, sem esquecer o lado social. Estou muito agradecido por esta linda homenagem feita a meu pai”, encerrou Fantelli
Também estiveram presentes na cerimônia os secretários municipais de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, e de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira; e o diretor do Departamento de Preservação e Memória, Henrique Steve.
BIOGRAFIA
Raffaello Fantelli nasceu em 31 de agosto de 1926, na cidade de Bassano del Grappa, na região do Veneto, Norte da Itália.
Filho de Aldobrandino Fantelli e Cecilia Silvestrini Fantelli. Tinha uma irmã mais velha Ermelinda Fantelli Ferraro já falecida.
Em 1940 quando começou a Segunda Guerra, vivendo na Itália, teve que interromper os estudos.
Em 1944, quase no fim da guerra, Rafaello Fantelli foi convocado, sem no entanto, participar na frente da batalha.
Após o final da guerra, ainda na Itália, terminou os estudos e formou-se como radiotécnico em 1947 (equivalente ao curso de Engenheiro diplomado no Brasil).
Em 1949, veio ao Brasil no navio Cuiabá, com seu amigo Cláudio dal Canton. Eles chegaram no porto de Santos, no dia 21 de abril de 1949.
Como radiotécnico, montou diversos transmissores e estações de rádio AM, especialmente no interior de Minas Gerais.
Mais tarde, durante dois anos, também ministrou aulas na Universidade Mackenzie.
Neste período em São Paulo, conheceu a esposa Judith Giomi, com quem se casou em 1950. Raffaello foi convidado pelo sogro a ser sócio da empresa da família, a Giomi & Cia, até então com sede em São Paulo e que posteriormente mudou-se para Indaiatuba.
A vida de Raffaello então estava comprometida com a família e com o trabalho. Após o casamento em 20 de maio de 1950, nasceu a filha mais velha, Maria Cecília Fantelli Stelini em 1951.
Em 1° de fevereiro de 1952, Raffaello e Judith mudaram-se para Indaiatuba para trabalhar na empresa da família, mais tarde denominada Textil Judith S/A; em 1958 nasceu o filho mais novo Aldo José Fantelli.
Com a mudança para Indaiatuba aqui criou raízes. Foi importante agente do desenvolvimento de Indaiatuba, tanto no aspecto industrial como no social.
Como industrial, além de trabalhar no desenvolvimento da Têxtil Judith S/A, uma das poucas indústrias da cidade na época, participou da criação e gestão de diversas empresas: Indaiatuba Têxtil, Gro-Tem Confecções, Ivesa (Indaiatuba Veículos S/A), empresas que juntas chegaram a oferecer 1.200 postos de trabalho.
Também foi sócio fundador da Rádio Jornal de Indaiatuba em 7 de março de 1978, e do Jornal de Indaiatuba, este de curta duração.
Num ato de visão, foi sócio fundador da empresa Birô 2000 Serviços Integrados S/A, primeira empresa de processamento de dados e informática da cidade.
Participou ativamente das atividades religiosas da Igreja Candelária, sem deixar de ajudar outras igrejas. Atuou também no Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman.
Foi agraciado com o título de Cidadão Indaiatubano em 9 de dezembro de 1993. O homenageado teve atuação tão destacada em Indaiatuba que desde 2018 também dá nome ao título honorífico “Empresário do Ano” outorgado pela Câmara Municipal.
Como agente social, entre outras atividades, foi presidente do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) na década de 70 e diretor financeiro da Assin (Associação de Segurança de Indaiatuba), além de apoiador da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Foi sócio fundador do Rotary Indaiatuba em 1º de julho de 1955, do Indaiatuba Clube em 1º de julho de 1957, e da Sociedade Ítalo Brasileira de Indaiatuba em 25 de maio de 1998.
Participante das atividades da Colônia Helvétia, foi um dos participantes da reestruturação da Sociedade de Tiro ao Alvo de Helvetia em 1978.
Era diplomado da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Foi presidente do Rotary Club Indaiatuba por 2 gestões 1957/58 e 2005/06 e governador de Distrito Rotário no biênio 80/81. Posteriormente, colaborou na administração do Fundo Distrital.
Sua preocupação com o próximo fez com que ele tocasse a vida de muitas pessoas.
Raffaello Fantelli faleceu em Indaiatuba, aos 6 de abril de 2009 deixando, além dos dois filhos (Cecília e Aldo), cinco netos: Rafael, Mariana e Mateus Fantelli Stelini, e Felipe e Fernanda Corsetti Fantelli.
DIMPE 2
O Distrito Industrial para Micro e Pequenas Empresas (Dimpe 2) foi implantado em área institucional da Prefeitura, na Estrada do Capovilla, no Bairro Pimenta.
A Administração instalou a infraestrutura – como redes de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação e iluminação pública – e dividiu a área em 123 lotes destinados à construção das sedes de micros e pequenas empresas.
A aquisição dos lotes pelas empresas foi feita por meio de sorteio realizado em 2019. No momento, as empresas que compraram os lotes fazem a construção de suas sedes.