O período de seca inicia em maio e segue até setembro. Nesta época, em função da baixa umidade do ar, quedas bruscas de temperatura e ausência de chuvas, a propagação do fogo é intensificada.

Nos primeiros sete dias de maio, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiro de Indaiatuba registraram três focos de incêndio no município. Em 2022, foram 47 atendimentos. No mesmo período, o Departamento de Meio Ambiente notificou dez proprietários por denúncia de atear fogo para limpeza de área. Nenhuma multa foi aplicada, pois não foi possível identificar em flagrante o autor do crime ambiental. Para denunciar focos de incêndio, a população deve ligar para Defesa Civil no 153 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.

A Defesa Civil, que é vinculada à Secretaria de Segurança Pública, alerta sobre os cuidados que a população deve tomar na época de estiagem. “As condições climáticas desta época do ano favorecem os incêndios e com a fumaça os problemas respiratórios pioram ainda mais. A compreensão e colaboração da população são fundamentais para que os malefícios da estiagem sejam diminuídos. Por isso, orientamos que não joguem cigarros ou fósforos acessos às margens das avenidas, terrenos e rodovias, especialmente de carros em movimentos; não soltem balões (crime previsto na Lei Nº 9.605/98), não acendam fogueiras e também não queimem folhas secas ou lixos”, esclarece o coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *