Por Patrícia Lisboa
Estreia na Semana do Dia do Jornalista
É uma honra iniciar essa coluna, em parceria com o Jornal Mais Expressão, na semana do Dia do Jornalista, que foi comemorado na última segunda-feira, 7 de abril. Isso é muito simbólico tendo em vista a proposta do jornal e dessa colunista de fortalecer a defesa do jornalismo profissional, em Indaiatuba.

A colunista e editora do Dropes, Patrícia Lisboa, e o diretor-geral do Mais Expressão, Alan de Santi (Foto: Lucas Cardoso/Mais Expressão)
NOTAS DA SEMANA
Mortes por dengue marcam 100 dias
Nesta quinta-feira (10/4), o governo do prefeito de Indaiatuba, Custódio Tavares Dias Neto (MDB), completou os cem primeiros dias. No período, um dos dados preocupantes em relação à saúde pública – área apontada como prioritária no plano de governo dele – são as seis mortes por dengue e mais de cinco mil casos da doença. Indaiatuba, inclusive, supera a Capital paulista em mortes por dengue. Do início do ano até a última quarta-feira (9/4), a cidade de São Paulo havia confirmado dois óbitos por causa da doença, de acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) daquele município.
Subnotificação de casos
Questionado por essa colunista se foi identificada alguma falha na comunicação de casos de dengue, em Indaiatuba, o prefeito negou que tenha ocorrido subnotificação na cidade. “Pelo contrário. Se você comparar Indaiatuba com outros municípios, Indaiatuba vem, desde o começo da epidemia de dengue (foi feito o anúncio pelo governo do Estado), nós nos prontificamos, fomos um dos primeiros municípios a mostrar para a população as notificações, os casos”, afirmou.
É para comparar ou não?
Quando perguntado sobre o fato de Indaiatuba superar a Capital paulista em mortes por dengue, o prefeito preferiu afastar a comparação com outros municípios. Ele respondeu: “É claro que a gente não quer que seja perdida nenhuma vida. Óbvio que a gente não quer que isso aconteça. Mas, nós precisamos interpretar os números aí, tá? Eu não fiz uma avaliação a respeito dos números apresentados pela Capital. Eu estou concentrado 100 por cento no que tange à minha cidade, a cidade que eu administro”.