Dentro da programação do Novembro Azul, mês de conscientização contra o câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Indaiatuba realiza, nesta terça-feira (30/11), das 8h30 às 11h30, uma manhã musical no Centro Integrado de Oncologia, localizado no antigo Mini Hospital, na Rua Zephiro Puccinelli, no Jardim Morada do Sol.

Durante o evento será feita a distribuição de panfletos com medidas de prevenção contra o câncer de próstata,

O evento contará com as orientações do médico urologista, Marcos Siebra Coelho, e do médico oncologista e coordenador do Centro, Fabrício Colli Badino. Na ocasião, também serão distribuídas lembranças e mimos aos pacientes, além de panfletos com medidas de prevenção contra o câncer de próstata.

A apresentação musical ficará por conta de José Jonas da Silva, músico e paciente do Centro de Oncologia de Indaiatuba.

Segundo o coordenador do Centro, Fabrício Colli, o evento tem o objetivo de trazer leveza para o ambiente. “Muitas pessoas chegam ao Centro de Oncologia desanimadas, com algum problema, mas, se esquecem de que aqui nós tratamos a doença, nós cuidamos do paciente. Trazer eventos animados como esse, dá ao ambiente um ar mais sutil, fica mais fácil trabalhar e dá ânimo para as pessoas e também para os funcionários”, explica o médico.

No último ano, foram realizados cerca de 800 atendimentos, entre consultas e biópsias diagnósticas, pelo Ambulatório de Mastologia, que funciona no Centro de Oncologia de Indaiatuba, sendo diagnosticados 60 casos novos, o que justifica a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz. Segundo a Secretaria da Saúde, em 2021 já foram realizadas cerca de 400 exames de próstata na cidade.

Atualmente, os pacientes com diagnóstico confirmado de câncer de próstata são operados em Indaiatuba. Os casos que são tratados com bloqueador hormonal também são atendidos na cidade, mas, se houver a necessidade da radioterapia, os pacientes são encaminhados para o Instituto Boldrini, em Campinas.

Em 22 de setembro, a rede municipal de saúde foi credenciada para realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas com o custeio do governo do Estado.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *