Entre os dias 27 a 29 de abril, o “Abriu para o Jazz” volta ao Bosque do Casarão Pau Preto, em Indaiatuba, com shows de Viktor de Lima, Gil Foschiani Group, Até Jazz Quarteto e Eloá Gonçalves Trio. A entrada é gratuita. O projeto foi criado com o intuito de fomentar o gênero musical e levá-lo para diversos pontos da cidade. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura.
Com o show Emepê: Jazz e Música Brasileira, o grupo Viktor de Lima Convida abre esta edição do Abriu para o Jazz. Em seu contrabaixo, o Indaiatubano Viktor de Lima convida ao palco o cantor e violonista Rodrigo Duarte, o pianista Tomaz Vital e o baterista Gerson Lima Filho.
Viktor de Lima convida o cantor e violonista Rodrigo Duarte, o pianista Tomaz Vital e o baterista Gerson Lima Filho (Foto: Divulgação)
O repertório contempla standards famosos nas vozes de Frank Sinatra e Chet Baker – em comemoração ao Dia Internacional do Jazz -, bem como canções brasileiras de grandes compositores como Milton Nascimento, Djavan e Toninho Horta.
No dia 28, é a vez de Gil Foschiani Group com o show Jazz para Todos. No repertório, clássicos do gênero conhecidos mundialmente, mesmo para aqueles que não sejam tão familiarizados no universo do jazz. Além de Gil Foschiani na guitarra, o grupo conta com Bruno Presto na bateria e Vitor Wolf no baixo.
Gil Foschiani Group traz clássicos do jazz, até para aqueles que não são familiarizados com o gênero (Foto: Divulgação)
No repertório, clássicos do jazz de Antonio Carlos Jobim, Paul Desmond, Herbie Hancock, Daniel Kajmakoski, Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell, Lee Mack Ritenour, entre outros.
Atração também no dia 28, o Até Jazz tem como objetivo difundir a boa música e torná-la acessível ao público com um show divertido e descontraído. O grupo busca disseminar o jazz, funk, blues e a nossa boa Música Brasileira de forma leve e descontraída.
Até Jazz tem como objetivo difundir a boa música e torná-la acessível ao público (Foto: Divulgação)
Em sua formação, traz os experientes músicos Eduardo Freire (trompete), Mari Cecconello (voz e kazoo), Eduardo Gobi (piano) e João Paulo Simão (percubo e bateria compacta). Cada integrante contribui com suas diversas experiências e influências musicais, que somadas ao grupo formam um som original, autêntico e inusitado.
Encerrando a programação, no dia 29, é a vez de Eloá Gonçalves Trio. Em colaboração com Paulinho Vicente (bateria) e Iury Batista (baixo acústico), o trio liderado pela pianista e compositora Eloá Gonçalves apresenta uma mescla de sonoridades que caminha entre a liberdade do jazz, algumas referências na música erudita e na música brasileira.
Mestre em Jazz Piano pela Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria), e Bacharel e Mestre em Música Popular pela Unicamp, Eloá trabalha no segundo álbum do trio, gravado em junho de 2022 em Hagenberg (Áustria), com participações da violoncelista e cantora francesa Mathilde Vendramin e do trompetista alemão Jakob Helling.
Casa, o primeiro álbum do trio, lançado em 2020 pela gravadora austríaca Alessa Records, é composto de um repertório autoral que mescla a liberdade do jazz e referências na música brasileira e erudita.
Mencionado pela crítica especializada em revistas como Downbeat (EUA) e Concerto (Áustria), o álbum tem sido apresentado em festivais e clubes de jazz em países como Áustria, Alemanha e República Tcheca. No Brasil, o trio esteve no Savassi Festival.
PROGRAMAÇÃO
27 de abril (quinta-feira), às 20 horas
Viktor de Lima Convida
28 de abril (sexta-feira), às 20 horas
Gil Foschiani Group
28 de abril (sexta-feira), às 21 horas
Até Jazz Quarteto
29 de abril (sábado), às 20 horas
Eloá Gonçalves Trio
Local: Bosque do Casarão Pau Preto
Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Centro
Entrada gratuita