A exposição de pinturas e fotografias “A.R.L. Vida e Obra”, produzida pela Quanta Cultura e premiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), acontecerá do dia 15 de maio a 15 de julho, no Casarão Pau Preto, em Indaiatuba.
Com curadoria do professor Geraldo Porto, a mostra apresenta um recorte das obras singulares do artista potiguar, radicado em Campinas. O objetivo é que as pessoas aprofunde o conhecimento na jornada pessoal e artística do fotógrafo e artista plástico, Antônio Roseno de Lima, falecido em 1998.
As obras fazem parte do acervo, que atualmente está sob os cuidados da Casa da Arte Brasileira, com uma coleção de 500 obras de mais de 20 artistas nacionais, entre eles, estão os nomes de Francisco Rebolo, Hélio Oiticica, Antônio Bandeira, Sergio Camargo, Tuneu, Marco do Valle, Manézinho Araújo, Heitor dos Prazeres, Mário de Oliveira e Aldo Cardarelli.
A.R.L
Antônio Roseno de Lima nasceu em uma família de cinco irmãos, na cidade de Alexandria (RN), em 22 de junho de 1926, de onde saiu aos 30 anos, sem jamais fazer o caminho de volta. Aos trinta e cinco anos de idade, fez um curso de fotografia e começou a fotografar crianças, prédios, aniversários, casamentos, e suas fotos logo ganharam as nuances de seus traços.
Porto e Roseno se conheceram depois de uma exposição coletiva de Natal com artistas primitivistas no Centro de Convivência Cultural de Campinas. O professor foi a primeira pessoa a comprar um quadro A.R.L., que, após vinte e oito anos de persistência na criação de desenhos e pinturas, jamais havia conseguido vender uma obra sua. Passou, então, a divulgar o trabalho do artista A.R.L. Vida e Obra é a circulação de uma mostra que já esteve em Campinas e Itu, com o incentivo do PROAC. Antônio Roseno de Lima tem ganhado espaço novamente no campo artístico e uma coleção de suas obras está circulando também pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
SERVIÇO
Exposição “A.R.L Vida e Obra
Visitação de 15/05 a 15/07/2024 (entrada gratuita)
Horário: das 9h às 17h (de segunda a sábado)
Local: Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba
Telefone para informações: (19) 3816-6961