A Carreta da Mamografia, do programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, ficará, no Hospital Dia, em Indaiatuba, de 19 a 30 de abril. Mulheres que estão na fila da rede municipal de saúde, para fazer o exame, serão convocadas, para agilizar o atendimento.
As pacientes que ainda não têm o exame agendado, devem, primeiro, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, para solicitar o encaminhamento para fazer a mamografia.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, no início de abril, realizará uma ação nas unidades básicas de saúde para localizar pacientes que não fazem a mamografia há dois anos ou mais.
O EXAME
A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois, quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade por causa da doença.
Isso acontece não apenas porque a detecção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva.
O câncer é, hoje, a primeira causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.
A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.
Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.
SERVIÇO
Carreta da Mamografia
Data: 19 a 30 de abril
Local: Hospital Dia – Av. Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória 1.
Quem pode realizar: mulheres que estejam com o exame agendado pela rede básica de saúde do município, por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde.