As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite (conhecida como paralisia infantil) e de Multivacinação foram prorrogadas até 30 de setembro em todo Brasil. A decisão do Ministério da Saúde para todo o País e é motivada pela baixa adesão. Segundo a Pasta, a média da cobertura vacinal contra a paralisia em todo território brasileiro está em 35%.

Em Indaiatuba, até a última terça-feira (6/9), a cobertura vacinal contra a poliomielite era de 51,2%, enquanto a meta do governo federal é de 95%. Ao todo, 6.731 crianças de 1 a 4 anos já receberam o imunizante, de um total de 13.158 crianças aptas a receber a dose.

A vacinação da poliomielite previne contra a paralisia infantil, causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. Neste ano, essa imunização está sendo direcionada para crianças de 1 a 4 anos.

A doença pode atacar o sistema nervoso e, em poucas horas, deixar alguém paralisado. No Brasil, o último caso de paralisia infantil foi detectado em 1989. Em 1994, o país ganhou o certificado de erradicação.

Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um país com alto risco do retorno da poliomielite em função das baixas coberturas vacinais.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação também foi prorrogada e seguirá disponível nas unidades básicas de saúde de Indaiatuba até 30 de setembro, para crianças e adolescentes com vacinas em atraso.

Até este momento, 1.429 crianças (menores de um ano), compareceram e receberam as vacinas em atraso, entre elas, pentavalente, pólio inativada, rotavírus, pneumo10 e meningo C.

Outras 3.356 crianças (maiores de 5 a menores de 15 anos) também atualizaram a caderneta de vacinas, entre esses imunizantes estão a pólio oral, tríplice bacteriana, tríplice viral – src, varicela, dupla adulto, meningite C, meningite ACWY e hepatatite B.

É importante pontuar que a multivacinação não tem uma meta a ser cumprida, é apenas para atualização da caderneta de vacinas.

ONDE SE VACINAR

As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação seguem até 30 de setembro em todas as unidades básicas de saúde de Indaiatuba, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. É obrigatório que o responsável apresente documento com foto dele e da criança, além da caderneta de vacina da pessoa a ser vacinada.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *