Por Patrícia Lisboa

A Câmara de Vereadores de Indaiatuba segue com a realização de sessão ordinária em plenário virtual, nesta segunda-feira (14/3), a partir das 17h30. O público pode acompanhar por rede social do Legislativo Municipal. Este ano, a Câmara ainda não realizou nenhuma sessão ordinária presencial.

A justificativa oficial para a realização da sessão desta segunda (14/3), em plenário virtual, de acordo com a publicação feita pela Câmara Municipal, na edição nº 2268 da Imprensa Oficial do Município, é a “situação emergencial de saúde pública relativa à covid-19”.

Tendo em vista que os vereadores têm se reunido em eventos do Executivo, por exemplo, mesmo com a pandemia de covid-19 – conforme publicação do próprio site do Legislativo – a reportagem do DROPES questionou a Câmara sobre as sessões serem realizadas à distância.

O Departamento de Comunicação Social respondeu que “as reuniões remotas estão previstas na resolução 87/2020, criada em decorrência da pandemia, e que segue embasando os encontros virtuais quando necessários”, mas, acrescentou que “as sessões ordinárias seguem remotas em decorrência das obras de readequação e acessibilidade no prédio da Câmara Municipal”.

“Neste momento, as intervenções envolvem o plenário, que receberá plataforma elevatória, assentos adaptados, entre outras melhorias. Em função disso, há impossibilidade temporária de realizar as sessões presenciais ou qualquer outra reunião no plenário”, explicou o departamento, em nota.

ORDEM DO DIA

Na pauta da Ordem do Dia da sessão desta segunda, entre outras propostas, está o projeto do Executivo Municipal que trata da reserva de vagas para veículos que transportem idosos e pessoas com deficiência física com comprometimento de mobilidade em estacionamentos privados do município. O texto, que foi aprovado na primeira votação, vai passar pela votação de segundo turno hoje.

OBRAS

Desde o dia 25 de janeiro deste ano, o prédio da Câmara de Vereadores de Indaiatuba está em reforma, que incluiu instalação de dois novos elevadores, construção de duas salas, adequação das recepções, substituição de piso para acessibilidade, reparos estruturais nas partes elétrica e hidráulica, pintura, entre outros. O custo da obra é de R$ 869.349,71.

Por causa das obras, o acesso do público externo (exceto funcionários e vereadores) está fechado desde o dia 31 de janeiro; a entrada é permitida, segundo o Departamento de Comunicação, em “algumas situações que demandam o atendimento presencial”.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *