Desta sexta-feira (23/2) a domingo (23/2), a condição de instabilidade permanece sobre o Estado de São Paulo devido ao ar quente e úmido, que mantém o céu com sol, variação da nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas de forma isolada, principalmente entre o decorrer da tarde e da noite, algumas com forte intensidade. As temperaturas ficam estáveis.

CAMPINAS E REGIÃO

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), previsão para esta sexta-feira (23/2) é de nebulosidade variável (períodos de sol pela manhã e desenvolvimento de nuvens ao longo do dia), com pancadas de chuva e, sobretudo, temporais a partir da tarde, que também podem resultar em chuvas localmente fortes, vendavais, grande incidência de descargas elétricas e granizo. Além da forte instabilidade termodinâmica (relacionada com calor e umidade), um cavado (área de baixa pressão) em altitudes elevadas, que cruzará o estado no decorrer do dia de oeste para leste, deverá ajudar a impulsionar o desenvolvimento das nuvens. As temperaturas ficam entre 21 e 31ºC.

A tendência para o sábado é de nebulosidade variável, tempo abafado e temporais a partir da tarde, sendo o principal risco a possibilidade de chuvas localmente fortes e volumosas – embora os temporais devam ter caráter mais isolado. As temperaturas ficam entre 20 e 30ºC.

ALERTA

Uma vez que qualquer tempestade que se desenvolver na região nos próximos dias poderá ocasionar riscos e transtornos à população, são recomendadas ações para evitar ou minimizar a exposição a riscos. A forma mais simples e objetiva de identificar uma tempestade nas proximidades é através das trovoadas, que evidenciam tempestades nas imediações, e que podem servir como um sinal de alerta para redobrar a atenção e os cuidados.

(Fontes: IPMet e Cepagri da Unicamp)

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *