Por Patrícia Lisboa
Após ficar fechada por quatro meses para reforma do telhado, a Igreja Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, reabre no dia 9 de dezembro. A missa, às 19h30, celebrará o aniversário de 194 anos de Indaiatuba e da Igreja – prédio histórico e marco do desenvolvimento urbano do município.
A reforma do telhado é a primeira etapa do projeto de restauração da Igreja Candelária. As obras tiveram início, no segundo semestre deste ano, com custo estimado em R$ 600 mil.
O reparo de todas as avarias do prédio está orçado em R$ 3 milhões. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o aniversário de 200 anos da Igreja, em 2030.
Por se tratar de um imóvel tombado devido ao seu valor histórico, as obras terão de ser executadas de maneira que a originalidade da edificação seja preservada.
As outras etapas das obras são: restauro das janelas, vitrais e ventilação; restauro da Capela do Santíssimo, Sacrário e Baldaquino; reforma do Órgão; pintura da Igreja; restauro das portas; restauro da escada de acesso ao coro; restauro do piso da Igreja; manutenção e revisão elétrica de toda a Igreja; recuperação do relógio; recuperação dos sinos; descupinização da igreja; reforma do Altar e restauro das torres, totalizando 14 etapas, que têm prazo de seis anos para serem executadas.
Os interessados em fazer doações para as obras da Igreja Candelária podem entrar em contato com a secretaria da Paróquia, na Rua Padre Vicente Rizzo, 694, Centro, ou pelo telefone (19) 3875-2108.