Por Patrícia Lisboa

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) – único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Indaiatuba – comunicou, por meio da assessoria de imprensa, que deixa de divulgar os boletins da covid-19, em razão do baixo número de internações por causa da doença, no momento.

Ontem (8/6), último dia da divulgação do boletim, eram sete pacientes internados, no Haoc, com exame positivo para a covid-19.

Os boletins estavam sendo divulgados desde o início da pandemia, em 2020, e traziam o número total de internados na ala para síndrome respiratória; números de ocupação em leitos clínicos da enfermaria e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), separadamente; número de pacientes com exame positivo para a covid-19, altas, novas internações, transferências e óbitos.

Primeiramente, a divulgação era feita diariamente. Neste ano, os boletins deixaram de ser divulgados somente aos finais de semana.

Na semana passada, os números de pacientes com sintomas de síndrome respiratória já tinham sido excluídos do boletim. Nesta semana, os boletins da covid-19 deixam de ser informados pelo Haoc. Os óbitos de pacientes com exames positivos para a covid-19, no entanto, serão comunicados, bem como os demais números que forem solicitados pela imprensa.

Especialmente nos períodos de pico da covid-19, em Indaiatuba, os boletins serviam para manter a população alerta sobre os índices de ocupação dos leitos do hospital, tanto na enfermaria quanto na UTI.

O hospital lembra, no entanto, que a Secretaria Municipal de Saúde mantém a divulgação do boletim epidemiológico da covid-19, que era diária e, agora, é semanal, sempre às segundas-feiras. O boletim da Saúde informa os números de casos, óbitos, internações (nas redes pública e privada) e da vacinação contra a covid-19, em Indaiatuba.

O DROPES traz, às segundas-feiras, os dados dos boletins epidemiológicos da covid-19. Na última segunda-feira (6/6), foram confirmados cinco óbitos e 457 novos casos da doença, em Indaiatuba.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *