As equipes de natação da Associação Desportiva Indaiatubana (ADI), que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes participam de dois grandes eventos: o Troféu Brasil de Natação e a 1ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico.
O Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil de Natação será realizado entre os dias 4 e 9 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
Esta será a única seletiva brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos que será realizado em junho, em Budapeste, na Hungria – maior evento de esportes olímpicos, excluindo os Jogos Olímpicos – para os Jogos da Organização Esportiva Sul-Americana (ODESUR), que serão realizados em outubro, no Paraguai, para o Campeonato Mundial Junior e a Universíade.
“Por termos tantas vagas em disputa, devemos ter o campeonato mais forte dos últimos oito anos, em quantidade e nível dos atletas, inclusive de outros países”, comenta o técnico Cristian Soldano.
Participam da prova Mercedes Carolina Toledo Salazar, nos 50m, 100m e 200m peito e 200m medley; Lucas Batista Gomes, nos 50m, 100m e 200m borboleta; Thalita Daroz nos 800m costas e Andressa Simião nos 50m, 100m e 200m peito. “Nosso objetivo é brigar por finais e deixar a natação de Indaiatuba entre os melhores do pais”, completa Cristian.
PARALÍMPICO
A equipe de Natação PcD está na capital paulista para a disputa da 1ª Fase Nacional, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em seu Centro de Treinamento.
Indaiatuba será representada por nove atletas: Julia Lopes, Brenda Lia, Julia Gaziola, Andrey Madeira, Jonathan Mendes, Carmelita Maria dos Santos Carvalho, Ronaldo Junio e Taís Bobato. O técnico é Bruno Dorado.
DISPUTA ANTERIOR
No último sábado, dia 26, foi realizado o Torneio Regional Petiz a Sênior de Natação de 2022, que reuniu 440 atletas da 2ª Região da Federação Aquática Paulista na piscina olímpica do Clube Mogiano, em Mogi Mirim. A equipe da ADI/Prefeitura de Indaiatuba foi representada por 33 atletas, comandados pelos técnicos Rodrigo Fukuda e Cristian Soldano, que conquistou um total de 50 medalhas, sendo 15 de ouro, 20 de prata e 15 de bronze.