A Defesa Civil de Indaiatuba fez o resgate de uma cobra da espécie jiboia, de cerca de 2,5 metros, ontem (30/3), nas proximidades do Jardim Esplanada 2. O animal já estava próximo da rua, mas, não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente no interior da mata onde foi localizado.
“Uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) estava roçando o entorno da mata localizada perto da Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso, segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas, em segurança para ela não correr riscos”, contou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão.
O coordenador ainda explicou que, se o animal estivesse machucado, o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários.
“A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.
A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura, por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.