Por Patrícia Lisboa
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba registra 52 novos casos de covidd-19, nesta sexta-feira (11/3), e lembra que a testagem está reduzida na rede municipal de saúde em razão da escassez de testes.
Com isso, os testes de covid-19 na rede municipal de saúde estão sendo feitos apenas no grupo prioritário, que inclui apenas gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias), profissionais de saúde e de segurança, além de casos sintomáticos graves.
Do início da pandemia até hoje, Indaiatuba registrou 52.984 casos positivos de covid-19. Do total de pessoas que contraíram a doença, 844 morreram e 52.136 estão curadas ou em recuperação domiciliar.
O boletim epidemiológico também traz o número de pessoas com sintomas de síndrome respiratória internadas no sistema de saúde de Indaiatuba. Hoje, há 24 pessoas internadas, sendo que oito têm exame positivo para a covid-19.
Do total de internados, 12 estão em leitos de enfermarias e 12 estão em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Os leitos de UTI estão com 100% de ocupação no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), único que atende pelo SUS na cidade, e também no Hospital Santa Ignês, da rede privada. As enfermarias estão com 100% de ocupação, no Haoc, e 13%, no Hospital Santa Ignês.
No momento, o Haoc reserva dez leitos de UTI, para pacientes com sintomas de síndrome respiratória. Na enfermaria, eram reservados 20 leitos, mas, desde sexta-feira passada (4/3), o hospital informa que os leitos estão sendo remanejados conforme a necessidade, sem reserva prévia. O Hospital Santa Ignês oferta dois leitos de UTI e oito de enfermaria, para pacientes com síndrome respiratória.
VACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba segue com a vacinação da população contra a covid-19. De janeiro de 2021 até às 17h30 de hoje (7/3), tinham sido aplicadas 602.773 doses da vacina contra a covid-19. Ao todo, 224.981 moradores da cidade estão com a imunização completa (duas doses).
CUIDADOS
Além de tomar a vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de se manter as medidas de proteção contra o coronavírus como, uso de máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel e lavagem frequente das mãos.
O paciente que apresentar sintomas gripais – febre, dor de cabeça, coriza, por exemplo – pode acessar o serviço de telemedicina Minha Saúde pelo site da Prefeitura, por meio do qual a consulta médica pode ser realizada sem sair de casa. O serviço funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 20h.
Dúvidas sobre a covid-19 podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.
(Fonte: Secretaria de Saúde de Indaiatuba)