O Grupo Gestor de Serviços Públicos, para o enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, em Indaiatuba, foi criado em dezembro de 2021 e realizou a sua primeira reunião, nesta segunda-feira (7/2). O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais, no auditório da Prefeitura, com o objetivo de discutir estratégias para a temporada de 2022 do combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Em reunião, os dados sobre a situação do cenário epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus dos anos de 2021 e este início de 2022 foram discutidos. A sazonalidade do vetor Aedes aegypti e seu ciclo biológico também estava na pauta. Foi informado aos membros do Comitê todas as ações que o Centro de Operações Contra a Dengue e outros setores da Secretaria Municipal da Saúde estão desempenhando, como as atividades de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica em acompanhamento de casos suspeitos e investigações, Vigilância Laboratorial, ações na Atenção Básica nas unidades de saúde com os agentes comunitários de saúde, que estão realizando operações de orientação casa a casa, visitas programadas em pontos estratégicos, imóveis especiais, atendimentos a denúncias e reclamações, dispersão de larvicida biológico com bomba acoplada a veículo, aplicação de notificações sob pena de multa, sistemas de informação e outras ações executadas pelo Centro de Operações Contra a Dengue.

Na discussão do planejamento no enfrentamento das arboviroses urbanas para início da segunda quinzena de fevereiro com os membros das secretarias municipais, foi distribuído aos membros um informativo sobre as ações que cada pasta poderá desenvolver dentro das suas respectivas atividades, entrando nos serviços públicos de suas rotinas diárias, tendo como foco de prevenção a orientação educacional e cultural, disseminação de prevenção aos vários segmentos da sociedade, execução de tarefas e programação de reuniões para planejamentos técnicos e treinamento para servidores agentes fiscais que executam visita técnicas a imóveis em suas respectivas funções

Neste ano, cinco notificações foram emitidas com relação à Dengue, em Indaiatuba, sendo que um caso foi confirmado, três ainda aguardam resultado e um foi descartado. O casos positivo é autóctone, natural da região ou do território em que a pessoa mora. Casos de Zika Vírus e Chikungunya ainda não foram notificados, em Indaiatuba, neste ano.

Embora os números pareçam controlados, o coordenador do Programa da Dengue de Indaiatuba, Ulisses Bernardinetti, ressaltou a importância de manter os cuidados e as autoridades em alerta. “Estamos com índices baixos de contaminação, mas, isso não significa que eles não possam subir, principalmente pelas viagens de começo de ano e pelas celebrações de Carnaval que vem por ai. Uma única pessoa infectada pode acabar comprometendo todo o ambiente domiciliar”, comentou Ulisses.

Representantes das secretarias de Saúde, Segurança Pública, Governo, Cultura, Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras e Vias Públicas, Planejamento Urbano e Engenharia, Relações Institucionais e Comunicação, Negócios Jurídicos, Assistência Social e Esportes, estiveram presentes para compor o Grupo Gestor de Serviços Públicos para o enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya em Indaiatuba.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *