Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirma mais três mortes por covid-19, nesta quinta-feira (27/1). As vítimas são dois homens e uma mulher. Dois óbitos ocorreram no ano passado em outro município e foram incluídos, hoje, no boletim epidemiológico.

Um dos óbitos ocorreu, ontem (26/1), no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). A vítima foi uma mulher, de 83 anos, que estava internada desde o dia 23 deste mês. Ela também tinha hipertensão, diabetes e obesidade.

O outro óbito confirmado, hoje, aconteceu no Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo. A vítima foi um homem, de 69 anos, morador de Indaiatuba, que não possuía histórico de comorbidades.

A terceira morte registrada incluída no boletim epidemiológico de Indaiatuba, nesta quinta, ocorreu dia 14 de novembro do ano passado, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A vítima foi um morador de Indaiatuba, de 79 anos, que também tinha hipertensão.

CASOS

Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde também confirmou 105 novos casos de covid-19, um número bem menor que os 988 novos casos registrados ontem (26/1).

A Pasta lembra que, em razão da escassez de testes de covid-19 para a compra, um novo protocolo de atendimento foi estabelecido e, com isso, na rede municipal de saúde, os diagnósticos estão sendo realizados somente no grupo prioritário constituído por gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e de segurança, além dos casos sintomáticos graves.

INTERNAÇÕES

O boletim epidemiológico da covid-19 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde também informa o total de internados com sintomas de síndrome respiratória, no sistema de saúde de Indaiatuba. Hoje, há 32 internados, sendo que 14 têm diagnóstico confirmado para a covid-19.

Do total de internados com sintomas respiratórios, 23 estão em leitos de enfermarias e nove estão em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

As taxas de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com sintomas de síndrome respiratória são de 80%, no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), único que atende pelo SUS em Indaiatuba, e de 50%, no Hospital Santa Ignês, da rede privada. Os leitos das enfermarias têm 80% de ocupação, no Haoc, e 50% no Hospital Santa Ignês.

VACINADOS CONTRA A COVID-19

1ª DOSE: 216.375
2ª DOSE: 208.232
DOSE ÚNICA: 6.862
DOSE ADICIONAL: 104.669
TOTAL IMUNIZADOS: 215.094

CUIDADOS

Além de tomar a vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de se manter as medidas de proteção contra o coronavírus como, uso de máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel e lavagem frequente das mãos.

O paciente que apresentar sintomas gripais – febre, dor de cabeça, coriza, por exemplo – pode acessar o serviço de telemedicina Minha Saúde pelo site da Prefeitura, por meio do qual a consulta médica pode ser realizada sem sair de casa. O serviço funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 20h.

Dúvidas sobre a covid-19 podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

(Fonte: Secretaria de Saúde de Indaiatuba)

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *