Por Patrícia Lisboa

O sistema Minha Vacina, da Prefeitura de Indaiatuba, contabilizou o cadastramento de 14.141 crianças de 5 a 11 anos, para receber a vacina contra a covid-19, até ontem (10/1). Em comparação com o número de matrículas dessa faixa etária na rede municipal de educação, são 2.271 crianças a menos.

De acordo com a Secretaria de Educação de Indaiatuba, são 16.412 alunos de 5 a 11 anos matriculados na rede municipal de ensino, sendo 13.807 no ensino fundamental (etapa 1) e 2.605 na pré-escola.

A defasagem de cadastros no Minha Vacina pode ser ainda maior, se incluído o número de crianças da rede privada de ensino, o qual a Secretaria Municipal de Educação não conseguiu apurar.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba abriu o cadastramento de crianças de 5 a 11 anos, para a vacinação contra a covid-19, no dia 18 de dezembro de 2021, e o sistema permanece aberto para receber novos cadastros, já que o calendário para a imunização desse público ainda não foi definido.

As crianças que já foram cadastradas para receber a vacina contra a gripe – cerca de 13 mil, ao todo – terão os mesmos cadastros habilitados automaticamente para a vacinação contra a covid-19, na plataforma Minha Vacina. Portanto, o cadastramento dessas crianças não precisa ser refeito.

Já os pais ou responsáveis que ainda não efetuaram nenhum cadastro de criança de 5 a 11 anos, ainda tem tempo para fazê-lo na plataforma Minha Vacina, acessível pelo site da Prefeitura, pelo link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/.

A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será feita com duas doses da vacina da Pfizer, única aprovada para o público infantil, por enquanto.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgará o calendário da vacinação do público infantil, após o recebimento das doses necessárias do imunizante.

A previsão do Ministério da Saúde é que a distribuição das doses tenha início na próxima sexta-feira (14/1). O primeiro lote da vacina pediátrica, com 600 mil doses, deve chegar ao país, nesta quinta-feira (13/1), pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *