De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Hemisfério Sul, o Verão tem início às 12h59 desta terça-feira (21/12) e segue até o dia 20 de março de 2022.
Assim, a nova estação engloba os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil.
Segundo o CPTEC do Inpe, o Verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando a ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde.
Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Em Indaiatuba, neste primeiro dia do Verão, o tempo segue estável, com temperaturas elevadas, sendo que a máxima deve chegar aos 34 graus à tarde.
Amanhã (22/12), devido a presença de um sistema de baixa pressão sobre o Estado de São Paulo é previsto aumento da nebulosidade, com chuvas e trovoadas isoladas, a partir do período da tarde. As temperaturas esperadas são mínima de 20 graus e máxima de 34 graus.
Na quinta-feira (23/12), está prevista a intensificação do sistema de baixa pressão e, com isso, a tendência é de céu nublado com chuvas e trovoadas, por vezes de forte intensidade, a qualquer hora. A temperatura máxima tem ligeira queda e não deve passar dos 26 graus.
Na sexta (24/12) e no Natal (25/12), por causa do rápido deslocamento do sistema, o tempo volta a ficar estável, com predomínio de sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva. A temperatura máxima também volta a subir, em Indaiatuba superando os 30 graus na sexta e no final de semana.
(Fontes: CPTEC do Inpe e IPMet)