Três cruzamento das principais avenidas de Indaiatuba receberam a marcação de área de conflito nesta semana. O Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas implantou a sinalização nos cruzamentos das avenidas Presidente Vargas com Visconde de Indaiatuba; Conceição com Presidente Kennedy e na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé com Ário Barnabé, nos dois sentidos (Marginal Direita e Marginal Esquerda).
O objetivo é reforçar o alerta aos motoristas para evitar que os cruzamentos sejam fechados e atrapalhe a área de interseção de veículos, provocando acidentes, principalmente durante períodos de maior movimentação no trânsito.
A marcação de área de conflito consiste em um quadriculado na cor amarela na área de cruzamento das vias para assinalar aos condutores que não devem parar no local, para não prejudicar a circulação.
Na legislação de trânsito, os motoristas que param em cima dessa marcação, além de trancar o trânsito nos locais da interseção onde correntes de tráfego se cruzam entre si, cometem infração média que rende quatro pontos na carteira de habilitação (CNH) e multa de R$ 130,13.
De acordo com o do veículo conforme o artigo 182, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a essa infração também cabe a remoção do veículo por guincho.
A equipe do Departamento de Trânsito também concluiu o reforço de sinalização nos cruzamentos da avenida Ário Barnabé que são ordenados por semáforos, como os cruzamentos com a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e com as ruas Seraphin Gilberto Candello, Silvio Candello e João Martini. O reforço de pintura se estendeu às travessias elevadas da Ário.
Nesta semana, a Secretaria de Obras e Vias Públicas ainda trabalha na revitalização da sinalização viária de toda a região central da cidade.