A Secretaria de Saúde de Indaiatuba iniciou, no último sábado (11/9), o projeto Papa Fila da Saúde, para atender a demanda reprimida de consultas médicas e exames de especialidades, que estavam suspensos devido à pandemia de covid-19. O objetivo é atender aproximadamente mil pessoas nesta primeira etapa.
Os pacientes de ortopedia que já possuem encaminhamento no sistema da Secretaria Municipal de Saúde são os primeiros a serem atendidos. Os atendimentos são realizados no Hospital Dia, sempre aos sábados, até 30 de outubro.
Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, no último sábado, foram realizados 114 atendimentos entre consultas e exames de Raio X.
O atendimento é feito das 8h às 20h e é exclusivo para pacientes que já possuem encaminhamento médico para ortopedia. Sendo assim, o munícipe que estiver na fila de espera dessa especialidade deve aguardar o contato dos funcionários da Saúde para o agendamento das consultas.
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) explicou que o fluxo de agendamento do Papa Fila da Saúde foi organizado de forma a facilitar o atendimento do paciente desde a consulta até a retirada de exames e medicação, quando necessário, em um único lugar.
“O paciente passa pela consulta e se precisar de exame de Raio X ele fará na sequência, no próprio Hospital Dia. Caso receba a prescrição de medicamentos padronizados, também poderá realizar a retirada no mesmo local”, avisou. “Queremos atender o máximo de pacientes possível para recuperar parte do tempo perdido por conta da pandemia”, completou.
A secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia, reforçou que o objetivo do projeto é oferecer o atendimento completo. “Isso significa que o paciente deverá sair do Hospital Dia com sua questão de saúde daquela especialidade resolvida em um só dia e em um só lugar”, acrescentou.
A Secretaria de Saúde informa que as datas de atendimento para as demais especialidades serão definidas nas próximas semanas.