O vencimento da cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021, para os contribuintes de Indaiatuba, será no dia 15 deste mês. Os que optarem em parcelar o imposto, as parcelas vencem entre 15 e 21 de cada mês, com início neste mês. Para pagamento à vista, o desconto é de 4%, segundo a Prefeitura.
Quem não recebeu o carnê pode acessar o boleto pelo link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/.
Neste ano, foram emitidos 124.827 carnês, sendo 99.824 predial e 25.003 territorial, somando aproximadamente R$ 170 milhões.
A distribuição dos carnês do IPTU 2021 em formato eletrônico foi iniciada em janeiro por e-mail, para cerca de sete mil pessoas que optaram pelo formato. Para os demais contribuintes, os carnês foram pelos Correios, em fevereiro.
O secretário municipal da Fazenda, Orlando Schneider Vianna, orienta que o pagamento do imposto, assim como qualquer outro tributo devido à Administração Municipal, deve ser efetuado exclusivamente em bancos credenciados como a Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú e Santander.
“Quando o pagamento é feito por instituição bancária não credenciada, pode ocorrer de não ser feita a comunicação para a Prefeitura e, consequentemente, não ser dada a baixa do débito. Isso gera um transtorno tanto para a Administração Municipal quanto para o contribuinte, que pode ter seu débito inscrito em dívida ativa”, explicou.
Os contribuintes que perderem os prazos de pagamento podem acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/ para atualizar a data do vencimento com os acréscimos legais, evitando o deslocamento até a Prefeitura.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria da Fazenda pelos telefones (19) 3834-9064 / 9065 ou e-mail: [email protected].