Os vereadores de Indaiatuba aprovaram, nesta segunda-feira (28/4), em primeira discussão e por unanimidade, alteração na lei 6.825 de 2027 que dispôs sobre doação de área ao Governo do Estado para construção e instalação de unidade da Polícia Militar/Corpo de Bombeiros na região sul do município.

Proposta pelo Executivo, a alteração consiste basicamente na retirada do artigo que fixa prazo para o Estado dar início às obras civis, sob pena de a doação ser revogada. Vista pelas autoridades municipais como garantia da instalação da unidade, a exigência foi recusada pelo governo estadual. A divergência fez com que a doação não fosse formalizada mesmo passados quase 8 anos da vigência da lei.

“Nós vamos cobrar o Estado o cumprimento da promessa de instalação, porque o município já fez a sua parte”, afirmou o vereador Luiz Alberto Cebolinha, líder da bancada governista na Câmara. “Que a nossa população seja prestigiada”, disse.

O presidente Túlio Tomass do Couto observou que o Estado realiza o planejamento de suas obras de ampliação e construção de prédios próprios nos meses finais de cada ano. “Que os deputados de Indaiatuba fiquem atentos, nos deem apoio e cobrem a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar a implantação do batalhão”, frisou.

O vice-presidente Alexandre Peres disse estar feliz por estar votando a alteração na lei. “Essa unidade é muito importante para o município. Desde 2017 me empenho para que a a doação para a Polícia Militar se concretize”, destacou.

O líder da oposição Du Tonin lembrou que se reuniu no ano passado com o secretário da Segurança Pública do Estado, Capitão Derrite. Na oportunidade, o secretário lhe teria exposto a necessidade de a Câmara Municipal alterar a lei de doação e que a instalação do grupamento teria um custo de R$ 4 milhões. “Quero destacar a união de esforços de todas as autoridades de Indaiatuba, da situação e da oposição, na busca por mais esse equipamento público que irá salvar vidas”, disse.

Avaliada em quase R$ 3 milhões, a área tem 4.636 m² e fica no loteamento Jardins do Império – bairro localizado entre o Jardim Morada do Sol e o Campo Bonito, dois dos mais adensados do município com cerca de 70 mil habitantes.

Atualmente, Indaiatuba conta com apenas a unidade do Corpo de Bombeiros sediada na avenida Conceição, no centro urbano expandido. O grupamento atende a todos os casos de sinistros no município. “A instalação da unidade na região sul possibilitará que as operações de socorro e combate a incêndios sejam realizadas com mais rapidez e presteza, fatores fundamentais para o sucesso das operações e aumento da segurança dos moradores da região”, concluiu o presidente da Câmara.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *