O Casarão Pau Preto, em Indaiatuba, recebe, pela primeira vez, o Festival Quanta Cultura, no sábado (9/11) e no domingo (10/11), das 10h às 16h, com uma programação que traz atrações musicais, teatrais, atividade de literatura e de circo no Bosque do Casarão Pau Preto, com entrada gratuita.
Os recursos são advindos da LEI Paulo Gustavo, por meio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Industria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura. Conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O festival conta com o passeio cancioneiro popular inspirado nas fanfarras do leste europeu. No dia 9 de novembro, a abertura da programação fica por conta do grupo “Os Trilsons”, que serão responsáveis por apresentar “A Procura das Notas”, que mistura música e comédia.
Logo na sequência, tem a apresentação de circo “Aplausos e Vaia” encenada por Filipe Bregantim, que atua com o personagem “Mendonça”, com magicas cômicas, demonstrando toda desenvoltura circense. Em seguida, acontece o espetáculo “Baile do Cria”, que trará ao público canções, ritmos e garante muita alegria em uma festa bem brasileira, recheada de músicas do cancioneiro popular e cantigas.
Depois, é a vez da animação de “Um Tza Fanfarra”, que traz uma fanfarra para celebrar com todos os presentes. Além disso, contará com a exploração sensorial com tintas da natureza e coroa de flores com o Coletivo Brincá e também construções de lugares fantásticos com Gui Teixeira.
No dia 10 de novembro, a programação começa com o show “Mexe e Remexe” com músicas e brincadeiras propondo uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais. O espetáculo de circo “Energia” é a próxima atração com acrobacias e muitas atividades. Em seguida, a peça “Esse Tal de Curupira” que traz personagens das histórias de tradição contadas pelos pais e avós do Brasil afora que se originam no imaginário das etnias de origem Tupi.
O encerramento do evento é com a atração musical “As Arrumadinhas”, que reproduzirá manifestações da cultura popular com as clássicas do forró pé de serra, xote, baião, entre outros ritmos. Ainda contará com a exploração sensorial com tintas da natureza e móbiles da natureza, oficina de gravura em EVA e bolhas de sabão sensoriais.
PROGRAMAÇÃO
9 de novembro (sábado)
10h às 16h – Exploração Sensorial com tintas da natureza e coroa de flores (Coletivo Brincá) e construções de lugares fantásticos (Gui Teixeira)
11h – À procura das notas (Os Trilsons)
12h – Aplausos e Vaias (Filipe Bregantim)
13h30 – Baile do Cria (Cria Cantos e Contos)
15h – Um Tza Fanfarra (Um Tza Fanfarra)
10 de novembro (domingo)
10h às 16h – Exploração sensorial com tintas da natureza e móbiles da natureza (Coletivo Brincá) e bolhas de sabão sensoriais, com Espaço de Brincar, oficina de gravura em EVA (Por Que Guairá) e bolhas de sabão sensoriais.
11h – Mexe e Remexe (Cantinho do Joe)
12h – Energia (Cuca Maravilha)
13h30 – Esse Tal de Curupira (Grupo Manuí)
15h – As Arrumadinhas (Forró das Minas)
SERVIÇO
Festival Quanta Cultura Festival
Data: 9 e 10 de novembro
Horário: 10h às 16h
Local: Casarão Cultural Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba-SP