O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de Indaiatuba, se uniu à campanha do Agosto Dourado, dedicada à promoção, proteção e apoio à amamentação. Durante o mês, a maternidade da unidade hospitalar desenvolveu ações educativas para incentivar o aleitamento materno, reforçando sua importância para a saúde dos bebês e das mães.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. A recomendação é que o leite materno seja a alimentação exclusiva do bebê nos primeiros seis meses de vida, continuando até os dois anos ou mais, juntamente com outros alimentos.
Dados da OMS indicam que o aleitamento materno pode prevenir até 13% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo, evitando doenças como, diarreia, infecções respiratórias e obesidade infantil.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida é de cerca de 45,7%, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), divulgado em 2021. Apesar de ser um avanço comparado a décadas anteriores, o dado ainda está abaixo da meta estabelecida pela OMS, que é de 50% até 2025.
O Centro Obstétrico do Haoc registra uma média de sete nascimentos por dia. As novas mamães receberam durante o mês de agosto uma lembracinha com cartão para reforçar a importância a amamentação, além das orientações e auxílio realizados rotineiramente. A equipe da maternidade organizou um painel comemorativo com mensagens de toda a equipe sobre o tema, reforçando ainda mais a importância da data.