Nesta sexta-feira (24/5), a chegada de uma nova frente fria ao Estado de São Paulo causará aumento da nebulosidade e áreas de chuvas isoladas, algumas com trovoadas, a partir do oeste e sul do estado. As temperaturas entram em declínio a partir da noite, devido à entrada de um sistema de alta pressão pós-frontal.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), da qual Indaiatuba faz parte, a previsão para esta sexta (24/5), é de predomínio de sol pela manhã, mas, com aumento de nebulosidade a partir da tarde – quando ventos quentes (pré-frontais) de noroeste soprarão, com períodos de intensidade moderada a forte (essa configuração, também associada ao tempo seco, favorece a propagação de focos de queimadas e dificulta seu combate). Há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde, devido à aproximação de uma frente fria. A temperatura máxima está prevista em 31ºC.

Essa frente fria permanecerá estacionária sobre SP até domingo ou segunda-feira, mantendo condições de instabilidade e de céu com muitas nuvens.

A previsão para o sábado (25/5) é de céu predominantemente nublado, com momentos de parcialmente nublado. Há possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, mas principalmente à tarde e à noite, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas e eventuais rajadas de vento. A entrada de um ar mais frio deverá ser percebida especialmente à noite, e a maior nebulosidade mantém as temperaturas amenas e com uma pequena amplitude – mínima prevista em 16ºC (à noite) e máxima em torno de 23ºC (à tarde). Além das temperaturas relativamente mais baixas, os ventos sopram com intensidade moderada a forte, o que poderá baixar a sensação térmica.

A tendência para o domingo (26/5) é de céu encoberto e chuvas recorrentes ou persistentes, a qualquer momento do dia, inclusive na forma de pancadas e temporais, com picos de chuva forte e possibilidade de descargas elétricas. As temperaturas seguem amenas, podendo ficar ainda mais baixas e com uma menor amplitude térmica em relação ao sábado (entre 15 e 19ºC), mantendo o quadro de ventos fortes. A segunda-feira deverá manter características semelhantes. É para o domingo (26/5) e segunda-feira (27/5) que os maiores acumulados de chuva são esperados.

A passagem de uma segunda frente fria entre terça (28/5) e quarta-feira (29/5), deverá reforçar ainda mais a queda de temperaturas, resultando em mínimas que poderão ficar entre 10 e 12ºC, e as temperaturas mais baixas deverão persistir até o começo de junho, embora a amplitude térmica vá aumentando (as mínimas seguem baixas, mas as máximas vão subindo gradativamente). Dessa forma, a última semana de maio deverá destoar do restante do mês, sendo marcada por chuvas e temperaturas amenas.

(Fontes: Cepagri da Unicamp e IPMet)

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *