O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba dá início à construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) VI, no bairro Tombadouro. Na última quinta-feira (7/3), visitaram o local da obra, o superintendente do Saae, Pedro Claudio Salla, técnicos da autarquia e representantes do Consórcio ETA VI – Rio Jundiaí (Consben – Enfil).
A estação vai contar com sistemas modernos de captação, adução, pré-tratamento, tratamento e reservação, para 150 litros por segundos, mas, já com capacidade para ser ampliada, em uma outra etapa, para 300 l/s.
Além do complexo da ETA, onde está prevista a construção de um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros, está prevista a construção de mais 3 reservatórios para atender a região: um no Tombadouro com 3 milhões de litros, que já está em andamento; um na Rodovia Lix da Cunha próximo ao Condomínio Santa Maria com 1,5 milhões e um em Itaici, na Avenida Coronel Antonio Estanislau do Amaral próximo a ferrovia, com 2 milhões, totalizando uma capacidade de reservação de 7,5 milhões de litros de água tratada, ampliando a segurança hídrica e o sistema de distribuição de água na cidade.
Para viabilizar essas obras, o Saae conta com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), destinado ao desenvolvimento do Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos de Indaiatuba – Rio Jundiaí Limpo, que inclui diversas outras obras de esgotamento sanitário e saneamento.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida da população de Indaiatuba, aumentando a cobertura dos serviços de água potável e saneamento básico. Com as obras em andamento, a expectativa é que haja uma significativa melhoria no abastecimento de água na cidade, garantindo um serviço mais eficiente e de qualidade para todos os moradores.