Após dois dias de tempo firme e quente, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde está localizada Indaiatuba, nesta sexta-feira (29/12), as temperaturas ficam ainda mais elevadas e ocorre aumento de nebulosidade a partir da tarde. Embora não se descarte a possibilidade de pancadas de chuva ao final do dia, as probabilidades diminuíram em relação ao previsto anteriormente, podendo ocorrer de forma rápida e isolada. A temperatura máxima está prevista em 36ºC.
As condições de tempo no último final de semana do ano e nos primeiros dias de 2024 serão moduladas pela passagem de uma frente fria pelo litoral do estado, que permanecerá estacionária entre MG/ES/RJ.
Para o sábado, a aproximação e passagem dessa frente fria pelo litoral reforçam as áreas de instabilidade na região, e, a combinação de maior disponibilidade de vapor de água e de maior energia para o desenvolvimento das nuvens deverá favorecer a ocorrência de chuvas, especialmente na forma de pancadas e temporais, já a partir do final da manhã, com condição de céu parcialmente nublado a nublado.
Embora os modelos venham indicando acumulados de chuva inferiores do que as estimativas anteriores, vale atenção para a possibilidade de picos de intensidade de chuva, além de descargas elétricas e eventuais rajadas de vento que possam ocorrer. As temperaturas ficam ente 19 e 30ºC, com a mínima prevista para a noite, quando os ventos também ganham intensidade moderada a forte após a passagem da frente fria.
A tendência para o domingo é de céu parcialmente nublado e nublado, e ventos sustentados com intensidade moderada a forte ao longo do dia. Há possibilidade de pancadas de chuva e eventuais temporais sobretudo a partir da tarde, embora as probabilidades sejam menores. As temperaturas ficam entre 19 e 28ºC.
A segunda-feira, primeiro dia de 2024, deverá manter características semelhantes, com maiores probabilidades de chuva e chances de volumes um pouco mais expressivos.
(Fonte: Cepagri da Unicamp)