Por Patrícia Lisboa

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária completou 193 anos, neste sábado (9/12). O desenvolvimento urbano de Indaiatuba teve início a partir da construção da igreja. Por isso, os aniversários do prédio histórico e da cidade ocorrem na mesma data.

Em artigo enviado ao DROPES, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, padre Paulo Crozera, destaca, portanto, a importância histórica do prédio da Igreja Matriz e também a restauração dele, que terá início no próximo ano e previsão para ser concluída no aniversário de 200 anos, em 2030. Padre Paulo lembra ainda que, neste ano, “concretizou-se o registro definitivo da Igreja Matriz, com escritura lavrada em nome da Mitra Arquidiocesana de Campinas“.

Leia, a seguir, a íntegra do artigo escrito pelo padre Paulo Crozera:

ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA E DA CIDADE DE INDAIATUBA

Ao celebrarmos os 193 anos de vida e de história da querida Paróquia de Nossa Senhora da Candelária e do Município de Indaiatuba, queremos dar graças a Deus, nosso amado Senhor, que nos vocacionou para sermos o seu Povo, o Povo de Deus.

Primeiramente, como Maria, reconhecemos que Deus fez grandes coisas em nós e por meio de todas as pessoas que constituíram essa Comunidade paroquial, durante todos esses anos. Foram cristãos leigos e leigas, religiosas, diáconos, presbíteros e bispos que se dedicaram com amor, zelo e devoção para o bem desta porção do Povo de Deus.

A história é longa e inumeráveis foram as pessoas que ajudaram a colocar um pouco de suas vidas na construção material, humana e espiritual desta comunidade de fé. Bendito seja Deus por todo bem, por toda graça que nos foi concedida por intercessão de Maria Santíssima, nossa amada padroeira.

Vamos nos preparando com muito empenho para celebrarmos os seus 200 anos, revitalizando nossas comunidades e cuidando de seu patrimônio histórico e cultural. Na igreja Matriz, com o auxílio de uma excelente comissão, temos dado bons passos para a realização do restauro deste edifício sagrado, que terá início no próximo ano. Para facilitar o processo de recebimento de verbas para o restauro e de promoção de atividades artísticas e culturais, foi formada uma Associação Cultural da Candelária, que será gerida pela equipe do restauro, sob a presidência do seu pároco.

Um passo muito importante foi dado no dia 14 de maio deste ano, com a posse da escritura da igreja Matriz. Depois de muita busca realizada nos Cartórios de Indaiatuba e de Itu e nos arquivos da própria Arquidiocese, chegou-se a constatação de que não havia nenhum registro do imóvel. A igreja que tem 193 anos de fundação, possuía apenas o cadastro do imóvel regularizado junto à municipalidade, sem o registro no cartório. Com o auxílio da Prefeitura, especialmente do nosso Prefeito Gaspar, através da Reurb-S (Regulamentação Fundiária de Interesse Social), concretizou-se o registro definitivo da igreja Matriz, com escritura lavrada em nome da Mitra Arquidiocesana de Campinas. Foi um momento histórico importante, apesar de sabermos que a igreja existia antes do início da cidade, que começou a se formar ao seu redor. Esse documento abrirá as portas para poder realizar todo o processo de restauro, em preparação aos 200 anos desse monumento que é o edifício mais importante do Município de Indaiatuba.

Para o futuro, sonhamos com uma Igreja sempre mais humana, acolhedora, fraterna, solidária com os pobres e sofredores, a serviço da vida e colaboradora da construção de uma sociedade onde a justiça e a paz possam se abraçar de verdade. Uma Igreja construída na sinodalidade, onde todos caminhem juntos e identificados pelo amor fraterno. Uma Igreja que saiba valorizar os cristãos leigos e leigas, que promova a participação de todos e seja rica em ministérios. Uma Igreja que celebre a liturgia não apenas preocupada com regras e normas litúrgicas, mas com o espírito de comunhão e participação, na qual a preocupação maior seja a de unir o que se celebra com a fé que se professa e com o compromisso de sua vida fraterna. Uma igreja aberta ao futuro e não presa ao passado, pois a sua vocação não é a de ser museu. Uma Igreja cuja centralidade seja Jesus Cristo que se revela nos Evangelhos, o Filho de Maria. Uma Igreja encarnada em sua realidade e comprometida com o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar.

Pedimos que os Espírito Santo nos assista, conduza nossos passos, nos ilumine, tendo nosso olhar contemplativo voltado à Maria, Nossa Senhora da Candelária, que é modelo mais perfeito do que é ser cristão e ser Igreja, sempre servidora da salvação e da vida.

Deus abençoe os cidadãos indaiatubanos e nos conceda viver na justiça, em harmonia e paz. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Maria e bendita seja a Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria Santíssima! Santo Advento e abençoado Natal a todos!

Pe. Paulo Crozera

Pároco da Paróquia N. Sra. da Candelária

09 de dezembro de 2023.”

MISSA

O aniversário de 193 anos da Igreja Candelária foi comemorado, com missa, na noite deste sábado (9/12). Antes da celebração, o padre Paulo Crozera também gravou mensagem aos fiéis católicos. Após a missa, foi realizada a apresentação do coral da crianças da comunidade Sagrada Família. Confira, no vídeo abaixo:

(Imagens e Edição: Patrícia Lisboa/Dropes)
Share:

1 Comment

  • Afonso C Contatto, 13/12/2023 @ 16:05h Reply

    Esta mensagem é por demais muito bonita. Parabens ao Pe Paulo pela mensagem iluminada, é claro pelo Espirito Santo, principalmente quando diz: “Uma igreja aberta ao futuro e não presa ao passado, pois a sua vocação não é a de ser museu.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *