No dia do aniversário de 193 anos de Indaiatuba, neste sábado (9/12), o prefeito Nilson Gaspar fez a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e do título de Funcionário Padrão da Prefeitura, da Câmara Municipal, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e do Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev). O evento foi realizado no Hotel Royal Palm Tower e contou com a presença dos homenageados, do deputado estadual Rogério Nogueira, do presidente da Câmara, Jorge Luís Lepinsk, o Pepo, além de vereadores, secretários municipais e familiares dos homenageados.
MEDALHA
A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue pela Administração Municipal desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. A maior comenda da municipalidade foi criada com o objetivo de homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município. A indicação dos homenageados é feita pelo chefe do Executivo Municipal e passa pela aprovação do Conselho do Departamento de Preservação e Memória. Este ano, os homenageados com a Medalha são a comerciante Eva Maria, o engenheiro Pedro Salla e o contador Sérgio Batista.
A comerciante Eva Maria Ferreira, 53, é viúva e mãe de uma filha, e é bastante conhecida no comércio da cidade, onde atua há 30 anos. Natural de Dracena, chegou em Indaiatuba com penas 8 anos de idade. Cursou colégio técnico de Contabilidade e tem licenciatura em Matemática. Já esteve envolvida nos trabalhos sociais da Igreja Nossa Senhora da Candelária e durante 13 anos esteve na organização da Associação Filantrópica Assistencial São Francisco de Assis, e também participou da Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (Feai). Trabalhou como professora do Estado e, paralelamente, vendia bijuterias. Em 1994 abriu a primeira loja de moda feminina.
Em 2011 perdeu o marido num assalto, época em que enfrentou algumas dificuldades. Em 2015 ingressou como voluntária representando o comércio no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em 2020 foi homenageada com o Título Cidadã Indaiatubana, porém foi um outro ano difícil por ter perdido a irmã, que era enfermeira e morreu de Covid. Atualmente se dedica a alguns projetos da Voluntário de Apoio no Combate ao Câncer (Volacc), colabora na Associação de Bolivianos e também é voluntária nos eventos do Conselho da Criança. Com a parceria de clientes de sua loja, ainda encontra tempo para fazer um trabalho assistencial de distribuição de cestas básicas.
O engenheiro Pedro Claudio Salla, 70, é outro profissional que será homenageado com a Medalha João Tibiriçá Piratininga. Campineiro, formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mudou-se para Indaiatuba em 1977, já casado e com três filhos. Servidor público de carreira há mais de 40 anos, está no seu quarto mandato como superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), sendo o primeiro deles de 1979 a 1983. Mas, antes disso, atuou também como assessor do então superintendente Tadao Toyama, de 1997 até 2003.
Ao longo de sua carreira atuou também como engenheiro civil em obras privadas e de infraestrutura, mas onde de fato teve sua maior contribuição foi a frente do Saae, sendo responsável por inúmeras obras de urbanização, saneamento e ambientais. Dentro de suas qualificações, foi o responsável técnico e coordenador da construção da ETE Mário Araldo Candello, considerada como uma das obras mais importantes do município, fazendo com que Indaiatuba se tornasse uma das poucas cidades no Brasil em tratar 100% dos esgotos coletados. Também participou da ampliação do Complexo Vila Avaí, a inauguração da ETA IV e da ETA II, inauguração das ETE´s Itaici e Tombadouro, dentre outras obras.
Salla foi um dos sócios fundadores da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (Aeai). Salla foi também premiado por duas vezes pela imprensa como Engenheiro Revelação, e condecorado pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística, Cultural e Educacional, com a “Medalha da Ecologia’’.
Durante a Sessão Solene deste ano, a Medalha João Tibiriçá Piratininga também foi entregue ao contador Sérgio Baptista, 57. Nascido na cidade de São Vicente, teve uma infância humilde e começou a trabalhar com apenas 11 anos de idade. Mudou-se para Indaiatuba em 1988 para trabalhar como auxiliar de escritório no Escritório Contábil Indaiá, onde começou a aprender a profissão contábil. Dois anos depois foi para a NGV Assessoria Contábil, concluindo, na época, seu curso de Contabilidade graças a uma bolsa de estudos que recebia da Prefeitura. Em 2002, após 15 anos de profissão, fundou a Nova Justo Assessoria Empresarial em sociedade com o amigo Edison José Fernandes, que é o atual Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC) em Indaiatuba.
Em 2008, foi o único contador envolvido diretamente no Projeto da Prefeitura do Distrito das Micro e Pequenas Empresas de Indaiatuba (Dimpi I), através da Associação da Micro e Pequenas Empresas de Indaiatuba (Ampei). No ano seguinte tornou-se presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci) e cumpre seu quinto e último mandato. Durante esse período, implantou o Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo na cidade, em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura. Foi em 2009 que recebeu o Título de Cidadão Indaiatubano.
Em 2021, com o apoio do prefeito Nilson Gaspar, assumiu a frente da Associação dos Romeiros de Indaiatuba (Arin), com a missão de reconstruir esse evento cultural e religioso que é o mais antigo de nossa cidade. No início de 2023, assumiu a presidência do CMDCA e sua empresa a Nova Justo, foi a primeira empresa a receber o Selo de Empresa Amiga da Mulher na cidade de Indaiatuba.
FUNCIONÁRIO PADRÃO DA PREFEITURA
Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.
O título de Funcionário Padrão de 2023 da Prefeitura é a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol), Maria das Graças Araujo Massimo, 51. Com licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Alta Paulista, turma de 1993, e pós-graduada na área de qualidade de vida, está no serviço público desde 2003, ano em que mudou-se para Indaiatuba, oriunda de Quatá, sua cidade natal. No ano seguinte casou-se com Alessandro de Souza Pedrotti Massimo e teve dois filhos, Enzo e Enrico.
Sua carreira profissional inclui aulas em escolas municipais e estaduais, academias, clubes e também aulas de ginástica laboral em empresas. A partir de 2014 tornou-se funcionária de carreira da Prefeitura de Indaiatuba no cargo de profissional de educação física, depois de ter trabalhado na Prefeitura em cargo de comissão como professora de ginástica, hidroginástica e jazz na Secretaria de Esportes, onde também foi coordenadora do Departamento de Lazer.
Chegou ao Funssol em 2012, convidada pela então presidente, Enides Nogueira, para assumir a coordenação do Projeto Vida Feliz. Estruturou o trabalho realizado pelo município com a Terceira Idade e tornou o Funssol referência em ações voltadas aos idosos. Assumiu a presidência do Fundo em janeiro de 2020 e, com organização e empenho, enfrentou o desafio da nova realidade provocada pela Covid-19, que exigiu reinventar a forma do trabalho que já estava estruturada. Também foi membro ativo do Conselho Municipal do Direito dos Idosos (CMDI) por mais de 10 anos, tendo assumido a presidência do conselho em 2015.
FUNCIONÁRIO PADRÃO DO SAAE
No Saae, o homenageado de 2023 é o oficial de apoio operacional Claudinei Aparecido da Silva, 45, que é servidor público há 20 anos, funcionário do Setor de Obras. Indaiatubano, casado e pai de dois filhos, Claudinei, tem sua trajetória marcada não apenas por suas habilidades profissionais, mas também por sua superação pessoal. Portador de deficiência auditiva, foi admitido na autarquia por meio de um concurso público, em 2003, em uma época em que os direitos das pessoas com deficiência não eram tão reconhecidos como hoje. A surdez nunca impediu a realização plena das responsabilidades profissionais. Dentro de suas atribuições, está a manutenção hidráulica, o que inclui reparos na rede de água e esgotos, escavações de valas e poços, reaterros, e o manejo de ferramentas. Quando questionado sobre metas futuras, ele expressa o desejo de continuar contribuindo para o serviço público de qualidade. Seu pai também foi funcionário de carreira da autarquia.
FUNCIONÁRIO PADRÃO DA FIEC
A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) elegeu como Funcionária Padrão 2023 a assistente administrativa Maeli Gonçalves Alves, 53. Nascida em Euclides da Cunha Paulista, no interior de São Paulo, ela viveu no Paraná dos 3 aos 17 anos, quando veio para Indaiatuba. Morando com tios e primos, trabalhou como babá por 5 anos e durante esse período fez o Curso Técnico em Administração de Empresas, na Fiec, onde se formou em 1995.
Em 1993 passou no Concurso Público da Fiec e tomou posse em 1994, desempenhando suas funções no Departamento Pessoal e, posteriormente, na Secretaria Acadêmica, onde permanece até hoje, com dedicação e determinação em tudo o que faz. Se relaciona de forma espontânea com os colegas de trabalho, tendo sua sinceridade como o seu ponto forte. Está sempre disponível para ajudar quem lhe solicitar ajuda. Em 2006 concluiu a graduação em Administração na antiga Unopec, realizando mais um sonho, que era concluir o nível Superior.
Em 2014, casou-se com Isequiel Cardoso da Silva. É uma pessoa feliz, crente em Deus e grata por tudo que tem e é. Seu projeto após a aposentadoria é fazer trabalho voluntário como acompanhante em hospitais ou residências.
FUNCIONÁRIO PADRÃO DO SEPREV
A contadora Elieth Aparecida Pereira, 51, foi a escolhida para o Título de Funcionária Padrão deste ano pelo Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev). É natural de Bocaiuva, Minas Gerais, solteira e mãe de uma filha. Trabalha no Departamento Financeiro do Seprev há seis anos, com excelente assiduidade, muita dedicação e proativa, buscando sempre se atualizar para desempenhar sua função da melhor forma possível. Também é muito bem relacionada com seus colegas de trabalho.
Ela possui curso de Magistério e graduou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera de Indaiatuba. Antes de ingressar na carreira pública, Elieth trabalhou como chefe de Almoxarifado na empresa Rima Industrial, em Minas, e também morou em São Paulo de 2006 a 2013, onde trabalhou na empresa Refina Metalquímica. Em 2013, mudou-se para Indaiatuba e trabalhou na Construtora Tutida, no setor de Compras.
FUNCIONÁRIO PADRÃO DA CÂMARA
Na Câmara Municipal de Indaiatuba o homenageado com o Título de Funcionário Padrão é o analista de sistemas Alberto Gonçalves de Mello Júnior, 34, que ocupa o cargo de chefe do Departamento de Tecnologia da Informação. Alberto é casado com Talita Yumi Toyota de Mello e pai da Alícia. Natural de São Paulo, o homenageado é formado em Ciência da Computação, com pós-graduação em integração de soluções da Tecnologia da Informação. Antes de trabalhar na Câmara Municipal, Alberto atuou como analista na Empresa de Informática do Governo do Estado de São Paulo, a Prodesp, e no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Na Câmara desde 2019, participou ativamente de projetos de modernização de processos internos, dando suporte à Diretoria-Geral e à Presidência. Em 2023, implementou o sistema de controle de acesso pioneiro no Estado, a plataforma E-Câmara, de participação social no processo legislativo e o painel eletrônico de votações. Atuou na conclusão do projeto Câmara Sem Papel, que culminou na digitalização de praticamente todos os processos no Legislativo, e nas medidas de ampliação da transparência, que resultaram no reconhecimento com o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).