A Câmara de Indaiatuba fez a entrega de títulos honoríficos a 16 cidadãos de Indaiatuba, na última sexta-feira (8/12). A sessão solene fez parte da programação do aniversário de 193 anos da cidade, completos, neste sábado (9/12). A cerimônia foi transmitida pelo canal do Legislativo, no YouTube. Confira, abaixo:
O título “Cidadão Indaiatubano” – honraria exclusiva aos não nascidos em Indaiatuba — foi concedida ao funcionário público Renato Cosmo Lopo, ao compositor sertanejo José Alberto da Silva (conhecido por Zé Murilo), aos empresários Neuro Miranda e Mauro Bueno de Camargo, ao padre Jonas Barbosa e ao voluntário Paulo Grillo.
O de “Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio”, título concedido exclusivamente aos naturais de Indaiatuba, foi entregue à engenheira Marcella Maschietto Dercoli, ao cabelereiro Carlos Roberto Beggo, à servidora Débora Ciriaco e aos empresários Orlando Martins Jr., Samuel Soster, Mariza Carotti e Vera Wolf.
Eles se juntam ao incorporador e construtor Josué Eraldo da Silva, que recebeu receber o título “Empresário do Ano Raffaello Fantelli”, ao atleta Thiago Henrique Moisés, que recebeu o de “Esportista do Ano”, e ao tenente do Corpo de Bombeiros Pedro Silva de Matteo que foi homenageado com a comenda “Ordem do Mérito Legislativo”.
OS HOMENAGEADOS
Indicado por Pepo Lepinsk, o servidor Renato Lopo nasceu em São Paulo, Capital, em 1968. Trabalha na Prefeitura desde 2005. Nestes 18 anos, ocupou cargos de assessoramento e direção nas secretarias de Serviço Social, da Fazenda e no Gabinete do chefe do Executivo. Atualmente é um dos diretores da Secretaria Municipal de Habitação.
O compositor pernambucano Zé Murilo possui mais de 40 músicas gravadas pelas duplas que formou em parceria com Morimar, Solimar, Mandarim, Rei do Laço e Garcia. Alguns de seus sucessos são as canções “Assassino do Pretinho Aleijado”, “Os Cirurgiões da Viola”, “Velho Toureiro”, “Sou o homem mais feliz” e “Arrependida”. Zé Murilo tem 65 anos e reside em Indaiatuba desde 1988. A sua indicação foi proposta pelo vereador Hélio Ribeiro.
O vereador Leandro Pinto indicou dois nomes: Samuel Soster, que desde 1989 mantém a empresa Irmãos Soster, com a qual promove ações assistenciais e beneméritas, e Neuro Miranda, que há 29 anos atua no ramo segurador, com a empresa MB Seguros. Neuro Miranda é formado em administração de empresas.
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e vigário forâneo de Indaiatuba e Elias Fausto, o padre Jonas Barbosa teve o nome sugerido pelo vereador Wilson Índio da Doze. Nascido em Campinas em 1978, o padre Jonas é graduado pela PUC–Campinas em Análise de Sistemas (2001), Filosofia (2005) e Teologia (2009). É pároco em Indaiatuba desde 2022.
O vereador Du Tonin é o autor da indicação do empresário Orlando Martins Júnior. O homenageado tem 38 anos, é natural de Indaiatuba e sócio proprietário do Grupo OBM, que traz em seu portfólio a execução de mais de 30 loteamentos, além de obras públicas e industriais.
O empresário e policial militar Mauro Bueno de Camargo é natural da cidade de Cruzeiro, no Paraná, e tem 32 anos. Defensor da fauna e da flora de Indaiatuba, há cinco anos se dedica à reintegração de pássaros e animais silvestres apreendidos, resgatados ou provenientes de doação voluntária, ao corredor florestal de Mata Atlântica que liga Indaiatuba aos municípios de Itupeva e Jundiaí. A homenagem ao policial militar é iniciativa do vereador Sérgio Teixeira.
A vereadora Luci dos Santos é a autora das indicações do voluntário Paulo Sérgio Grillo e da engenheira Marcela Dercoli. Paulo Grillo nasceu em Penápolis e tem 70 anos. Trabalhou 35 anos na Mercedes Bens do Brasil e sua dedicação às igrejas católicas locais é exemplar. Nascida em Indaiatuba em 1982, Marcella é a responsável técnica por projetos residenciais notáveis, como os do Jardim Vila Paradiso, Residencial Terra Nobre, Residencial Viena e Terra Magna. A engenheira combina sucesso profissional com profundo senso de responsabilidade social.
A empresária Mariza Martins Carotti é natural de Indaiatuba, onde nasceu em 1946. Indicada pelo vereador Othniel Harfuch, a homenageada é sócia proprietária da Carotti Eletricidade, empresa fundada há 47 anos. No decorrer dos anos, com seu marido Domingos Carlos, abriu outros vários negócios, como a Carmel Lustres e Materiais Elétricos, a Loja Lunna Loca Mega Store e a Intrafo Transformadores Elétricos.
Foi iniciativa do vereador Alexandre Peres a indicação do cabelereiro Carlos Roberto Beggo para receber o título de Cidadão Benemérito. Beggo, como é conhecido, nasceu no município em 1959 e é cabelereiro profissional há mais de 30 anos. Foi produtor de eventos, muitos deles beneficentes, e é militante da causa animal. Sua trajetória de vida é marcada por vitórias e derrotas, mas, acima de tudo, resiliência e superação.
A vereadora Silene Carvalini é a proponente da homenagem à servidora Débora Ciríaco. Atuante no funcionalismo público, no qual se destaca como profissional que se preocupa em prestar um serviço de excelência aos munícipes de Indaiatuba – onde nasceu há 44 anos –, Débora contribui para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, tanto como professora de classe regular quanto como nos cursos de Libras e nas palestras que ministra, justificou a parlamentar.
A empresária Vera Wolf é natural de Indaiatuba. Com 59 anos, atua há décadas como farmacêutica e bioquímica – áreas nas quais é graduada, e também em estética e suplementação. Sua equipe de profissionais, de reconhecida competência, a auxilia diariamente no atendimento aos munícipes. A homenagem à empresária foi proposta pela vereadora Ana Maria dos Santos.
COMENDAS ESPECIAIS
O presidente Pepo Lepinsk é o proponente da concessão do título de “Empresário do Ano” ao incorporador Josué Eraldo da Silva. Nascido em Indaiatuba em 1967, o homenageado foi gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal de 1980 a 2005. Por meio de suas empresas dos ramos de construção civil e imobiliário, Josué construiu milhares de residências, apartamentos e galpões industriais.
Pepo Lepinsk também é o autor da proposta de homenagem ao atleta Thiago Henrique Moisés. O Esportista do Ano tem 28 anos e é natural de Indaiatuba. Tendo como treinador o próprio pai, iniciou os treinamentos aos 8 anos, aprendendo jiu-jitsu, kickboxing e boxe. Aos 17 anos, mudou-se para os Estados Unidos levado por um empresário do mundo das lutas. Já participou de diversos eventos e competições no Brasil e no exterior.
À frente do Corpo de Bombeiros em Indaiatuba desde 2018, o tenente Pedro Silva de Matteo nasceu em São Paulo, capital, em 1991. É formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde posteriormente concluiu o curso de bombeiros para oficiais. Também é graduado em Engenharia Civil e em Direito. Sob sua gestão, a corporação em Indaiatuba recebeu do Estado e da Prefeitura mais de R$ 2 milhões em investimentos em equipamentos, veículos e no processo de atendimento às ocorrências, tornando-as mais rápidas e eficientes. Além disso, por meio de uma parceria com o SAAE, fomentou a inclusão de hidrantes em diversos pontos da cidade, ferramenta fundamental para a melhoria no tempo de resposta para combate a incêndios, o que ampliou a proteção de empresas, comércios e residências da cidade.
IMAGENS
Confira galeria de fotos da sessão solene, na página do DROPES no Facebook (https://www.facebook.com/portaldropes).