A Secretaria de Cultura de Indaiatuba promove a edição 2023 da Semana da Consciência Negra entre os dias 20 a 26 de novembro, com exposições, sessão de cinema, shows, batalhas de rima, break e slam, palestras e workshop, tudo com entrada franca. Destaque para o show de encerramento com o rapper Kamau, na concha acústica do Parque Ecológico.

A programação tem início, nesta segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, com a exibição de “Mussum – O Filmis”, às 14h, no Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá, seguido de debate com a presença de Wagner Guenon, atual presidente da Coni – Comunidade Negra de Indaiatuba.

Os ingressos devem ser trocados no dia da sessão por um livro em boa condição – com exceção de didáticos, pedagógicos ou de religião e espiritualidade – e serão doados à Biblioteca Municipal ‘Antonio Modanesi’.

A programação segue com palestras, o Sarau Todas Palavras com o tema Vozes Negras e workshop com o DJ Erick Jay, que em setembro venceu o DMC All Vinyl Championship 2023, uma das mais importantes competições do mundo, e garantiu o quinto título internacional de sua carreira.

Destaque ainda para a segunda edição da Mostra de Hip Hop CorAção, que acontece dia 26, das 15h às 22h, com diversas atrações na concha acústica do Parque Ecológico. Entre elas, estão as batalhas de Slam, Rima, Break e TAG, quando dois artistas recebem uma palavra e desenvolvem uma assinatura. Todas as disputas contarão com jurados e troféus para os três primeiros colocados.

O vencedor da Batalha de Slam garante vaga para competição estadual. As batalhas serão comandadas pelo coletivo IndaiaBatalha e o show de encerramento da Mostra fica por conta do rapper Kamau.

No sábado, dia 25, diversos artistas farão um novo grafite no paredão da concha. Confira abaixo a programação completa da Semana da Consciência Negra 2023.

PROGRAMAÇÃO

20 de novembro, às 14h
Exibição de “Mussum – O Filmis”, seguido por debate
Local: Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá Indaiatuba
Classificação indicativa: 12 anos

A cinebiografia dirigida por Sílvio Guindane narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores dos Trapalhões. Com Ailton Graça, Cacau Protásio, Thawan Lucas, Yuri Marçal, Neusa Borges e Gero Camilo.
Após a exibição do filme, o público será convidado a participar de debate com a presença de Wagner Guenon, presidente da Coni – Comunidade Negra de Indaiatuba.

21 de novembro, às 19h30
Palestra Racismo, com a Dra. Claudenice Souza e a pedagoga Joseni da Silva Cunha
Local: Casarão Pau Preto

Palestra com o tema Racismo contará com a participação da advogada Dra. Claudenice S. Souza, membro da Diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Indaiatuba, presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial (Compir) e presidente da Comissão de Igualdade Racial pela OAB de Indaiatuba.
Participa também a professora e pedagoga Joseni da Silva Cunha, coordenadora da Comissão de Educação para Relações Étnico-Raciais Coordenadora Geral do PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) do Ministério da Educação. Graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia e neuropsicopedagogia, é membro da Coni e também do Compir.

22 de novembro, às 19h30
Palestra Feminismo Negro, com Nadia Cristina Nogueira, Doutora em História
Local: Casarão Pau Preto
Palestra com o tema Feminismo Negro, comandada pela professora Nadia Cristina Nogueira, Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

23 de novembro, às 19h30
Pontos MIS apresenta “Triunfo”
Local: Casarão Pau Preto
Entrada franca

Com direção de Caue Angeli e participações de Thaíde e Sandra de Sá, entre outros, o documentário faz uma pergunta: o que seria do hip hop no Brasil sem Nelson Triunfo? Ativista e dançarino, este pernambucano se encantou com a música negra e a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e tratou de colocar suas ideias em prática, influenciando DJs, MCs, grafiteiros, b-boys e músicos.

24 de novembro, das 19h30 às 22h
Sarau Todas Palavras: Vozes Negras
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim São Conrado
Esta edição do Sarau Todas Palavras terá como tema Vozes Negras e a participação é livre. O sarau é um evento cultural que acontece toda a última sexta-feira de cada mês, onde as pessoas se encontram para se expressar ou manifestar artisticamente.
Sob comando de Daniel Vieira, de 24 anos, que atua na cultura de Batalha de Rima há oito e escreve poesia desde os 10 anos de idade, o evento terá como convidados o poeta e slammaster Vini Alceu e o DJ Smith, além da exposição de dez obras do artista Alisson Filho, todas em tinta a óleo, que ficará disponível para visitação até sábado, dia 25.

25 de novembro, às 10h
Circuito Percussivo, com Fagner Oliveira
Local: Praça Rui Barbosa

A oficina é promovida em parceria com o Grupo de Jongo Filhos da Semente, do qual Fagner é membro e batuqueiro. Consiste em uma breve introdução teórica para uma vivência prática de instrumentos percussivos (tambores de couro e agogô). Serão tocados ritmos afro-brasileiros voltados a religiões de matriz africana através da apresentação de suas células rítmicas.
Haverá um número limitado de instrumentos disponíveis, sendo assim, pede-se que os participantes com um ou mais tambores levem seus acessórios. A participação é livre e gratuita. A oficina foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo através do edital LPG 11/2023.

25 de novembro, das 15h às 18h
Workshop Segredo de um Campeão, com o DJ Erick Jay
Local: CEU do Jardim São Conrado
Inscrições: (19) 3816-6961

Vencedor de cinco títulos internacionais, já venceu cinco vezes a edição nacional do DMC, sendo considerado o melhor DJ da América Latina. Já se apresentou em diversas casas de show no Brasil e em países como Inglaterra e Polônia. Em 2008, assumiu o posto de DJ residente do programa Manos e Minas da TV Cultura. Já ministrou aulas de discotecagem no Senac, Sesc e escolas para DJ. Atualmente, é DJ dos rappers Black Alien.
Acompanhado do DJ RM, Jay ministra workshop de Turntablism, a arte de manipular sons e criar músicas usando toca-discos e um mixer de DJ. Os profissionais que dominam a técnica são considerados os mais completos, pois dominam as técnicas básicas de tempo e mixagem.
No programa do workshop estão técnicas de discotecagem, equalização, mixagem e ajuste de BPM; scratches básicos; back to back; contratempos; colagens; beat juggling; e preparação para campeonatos.

26 de novembro, às 10h
Jardim das Letras: Especial Cartola
Local: Casarão Pau Preto

O projeto Jardim das Letras mistura música e literatura e nesta edição especial para a Semana da Consciência Negra homenageia o cantor, compositor, poeta e violinista Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, considerado por muitos como o maior sambista da história da música brasileira.

O poeta Vini Alceu traz poemas e versos de Cartola, enquanto o repertório musical fica por conta da cantora Juliana Alves e do grupo 4Samba.

26 de novembro, das 15 às 22h
2ª Mostra de Hip Hop CorAção
Local: Concha Acústica do Parque Ecológico
15h – DJ Scratchiador
15h30 – Denis do Rap
16h – Batalha de Slam
17h – DJ Scratchiador
17h30 – Batalhas de Break e TAG
18h30 – Nunes
19h – Batalha de Rima
20h – Piter, Jovem Brown e Rocha
20h30 – Xavier
21h – Kamau

Paulistano do bairro do Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo, Kamau tem papel essencial na história do rap brasileiro e continua relevante com seus mais de 20 anos de carreira, mesmo com tantas mudanças no mercado musical. Rapper, produtor e skatista, continua influenciando gerações. Seja produzindo ou nos bastidores, Kamau é um importante elo entre a velha e nova escola do ritmo e poesia.

Participações e parcerias são uma constante na carreira do rapper. No final de 2019, Kamau participou do encerramento da consagrada série Poetas no Topo 3.3, da Pineapple, sendo o primeiro a produzir o próprio beat, no qual declamou versos quase proféticos dos tempos vindouros.

Em 2020, no início do período de quarentena, lançou a quarta edição da série Avulso com a música e o clipe de Beat Torto, Papo Reto, convocando Nego Max e Zudizilla nas rimas e Erick Jay e Nyack nos scratches, sobre um beat do Mestre Xim. Ainda no período de isolamento social, Kamau se dedicou aos beats em encontros semanais como Beat Brasilis e Session In.

Em uma dessas sessões nasceu o single Sem Promessa, que mais tarde deu nome ao vídeo de skate da marca Future, da qual é um dos fundadores. Também produziu a faixa 4ª AS 20h do novo álbum do Marcelo D2, além de demais projetos pessoais e de parceiros.

Mesmo com mais de duas décadas de carreira, Kamau mantém a essência e não segue fórmulas prontas. Fora do padrão tradicional que o mercado musical exige, o rapper resiste e continua fazendo música com propósito e identidade.

21 a 26 de novembro
Exposição Personalidades Negras, do artista Roberto Carlos
Local: Casarão Pau Preto

ENDEREÇOS

Casarão Cultural Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro

Topázio Cinemas do Shopping Jaraguá – Rua 15 de Novembro, 1.200, Centro

CEU do Jardim São Conrado – Rua Jordalino Pietrobom, 1.300

Concha Acústica do Parque Ecológico – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, altura do número 418

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *