A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, seguindo a determinação do governo estadual, prorrogou a Campanha de Multivacinação até o dia 15 novembro. No município, 3.841 crianças e adolescentes de até 15 anos já se vacinaram desde o início da campanha.
O objetivo da prorrogação é aumentar as coberturas vacinais de todas as vacinas do calendário básico.
Até o momento, foram verificadas a carteira de vacinação de 1.412 bebês com menos de um ano, vacinando um total de 1.200. Entre crianças de 1 a 4 anos, 1.882 compareceram aos postos de imunização, sendo 1.124 vacinadas. O público de 5 a 8 anos registrou 1.122 checagens na carteirinha com a vacinação de 511. O grupo dos jovens de 9 a 14 anos registrou o comparecimento de 1.468 pessoas, e dessas 1.006 foram vacinadas.
Nesta campanha, são aplicadas as vacinas que estão em atraso no esquema vacinal da pessoa, por isso, primeiramente, é feita a verificação das carteirinhas de vacinação.
Os imunizantes disponíveis são: bcg, hepatite B, hpv, meningo ACWY, covid-19, influenza, vop (pólio oral), vip (pólio injetável), meningo C, pneumo 10, pentavalente, scr (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, febre amarela, hepatite A, dtp (tríplice bacteriana) e dupla adulto (tétano).
Para que as crianças de até 15 anos de idade sejam vacinadas é obrigatório a apresentação da caderneta de vacina no momento da imunização, para que os profissionais de saúde façam a checagem se as doses estão corretas e se existem vacinas em atraso.
A aplicação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, em todas as Unidades Básicas (UBSs) de Indaiatuba.