Os professores coordenadores da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba visitaram o Museu Elisabeth Aytai, em Monte Mor, no início deste mês. A vivência sobre a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” foi promovida pela Comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais. A ação é baseada na Lei nº 11645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino o estudo das relações étnico raciais.
O museu conta com uma “Opy” (local em que os indígenas realizam suas cerimônias, orientações religiosas, curas, dentre outros rituais), acervo com materiais confeccionados por diferentes etnias, como: lanças, peças de cerâmicas, cocares, diversos modelos de arcos, flechas, cestos, materiais arqueológicos, entre outros. Tais variações nos modelos dos artefatos exprimem a criatividade e as características das diferentes etnias indígenas.
Os coordenadores tiveram momentos de reflexão em grupo, acerca do trabalho que é realizado no interior das escolas, ressaltando a importância de trazer informações para os alunos e o reconhecimento das possíveis contribuições desses povos para a nossa região, resgatando a história do antepassado indígena, como forma de fortalecer sua identidade nos dias atuais. A historiadora Luana Hara Fernandes foi quem conduziu a visita nos ambientes do Museu. Após a visita a exposição, a equipe de coordenadores foi convidada a prestigiar a 1ª Feira dos Povos Originários em Monte Mor, que aconteceu, no sábado (12/8), na praça da Matriz, em Monte Mor.