Por Patrícia Lisboa

A Festa da Tradição organizada pela Colônia Helvetia, em Indaiatuba, chegou à 47ª edição, este ano. Declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do município e realizado anualmente pela colônia formada por imigrantes suíços, o evento reúne atrações musicais, danças folclóricas e gastronomia típicas da Suíça, com entrada gratuita.

A edição deste ano aconteceu, neste sábado (29/7) e domingo (30/7), com a expectativa de receber cerca de 12 mil visitantes de Indaiatuba e região. A Colônia Helvetia fica na Alameda Antônio Ambiel, 895, no bairro Helvetia, em Indaiatuba.

A Festa da Tradição está inserida no Calendário Oficial do Município, desde 1997, e foi instituída como Patrimônio Cultural Imaterial de Indaiatuba, por força da Lei Municipal nº 7.602, de 28 de junho de 2021. A autoria do último dispositivo legal é do vereador Alexandre Carlos Peres. O evento acontece sempre próximo à Data Nacional Suíça – comemorada em 1º de agosto. A data remete à criação da Confederação Suíça, em 1º de agosto de 1921.

“O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) define como Patrimônio Imaterial bens que dizem respeito às práticas e domínios da vida social manifestados em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas, e nos lugares, como mercados, feiras, santuários, que abrigam práticas culturais coletivas”, diz a Lei nº 7.602.

O idealizador da Festa da Tradição, José Carlos Bannwart, contou ao DROPES que a primeira edição, há 47 anos, foi realizada para arrecadar fundos para a contratação de professores para a escola particular São Nicolau de Flüe, implantada na Colônia Helvetia e que, atualmente, é mantida pelo governo estadual. “Criar é uma situação que acontece, quando existe crises, quando existe dificuldades, impasses”, disse seo José Carlos. Segundo ele, foi numa reunião da associação mantenedora da colônia, que ele sugeriu a criação da Festa da Tradição.

Hoje, duas filhas dele, Maria Paula Bannwart, presidente da associação mantenedora da Colônia Helvetia, e Ana Carolina Bannwart, trabalham na organização do evento, que contribui para manter vivas as tradições suíças, na Colônia Helvetia.

“Realmente é uma sensação muito forte (poder participar da 47ª edição da Festa da Tradição)”, comentou seo José Carlos à reportagem.

No vídeo abaixo, a reportagem do DROPES traz imagens do primeiro dia da Festa da Tradição de Helvetia, neste sábado (29/7), e um comentário do seo José Carlos Bannwart. Confira:

(Reportagem e Imagens: Patrícia Lisboa/Dropes)

PRÓXIMOS EVENTOS

Os próximos eventos que serão realizados, na Colônia Helvetia, já foram divulgados, no próprio portal da 47ª Festa da Tradição (foto). No dia 24 de setembro, acontecerá o Leilão de Gado & Cia. O Concerto Anual do Jodierklub será realizado, no dia 21 de outubro. No dia 10 de dezembro, terá a Festa da Paróquia. Em 2024, a 48º Festa da Tradição está marcada para os dias 27 e 28 de julho.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *