Por Patrícia Lisboa
As demandas dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar de Indaiatuba foram levadas ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e devem ser discutidas em visita do ministro Paulo Teixeira a cidade, no segundo semestre deste ano. A informação foi divulgada pelo vereador Sérgio Teixeira (MDB), que esteve com o ministro, em Brasília, no início deste mês. Em vídeo gravado pelo vereador, o ministro fala sobre o lançamento do Plano Safra e confirma a visita a Indaiatuba, ainda sem data definida.
O ofício enviado pelo vereador Teixeira ao Ministério do Desenvolvimento Agrário lista as seguintes demandas dos produtores rurais de Indaiatuba:
- facilidade de crédito voltado ao pequeno produtor e ao produtor familiar;
- financiamento com juros baixos de projetos que incentivem energias limpas para uso na lavoura;
- apoio aos produtores agroecológicos e orgânicos, que produzem alimentos sem agrotóxicos;
- desburocratização e incentivo à produção de produtos cárneos e lácteos;
- incentivos aos produtores que protegem áreas verdes;
- apoio para a implantação de usina de beneficiamento de sucos;
- liberação de crédito fundiário proporcional ao valor do hectare da região;
- e reavaliação do valor pago aos produtores pelo Programa de Aquisição de Alimento.
O produtor da agricultura familiar Rogério Brolo tem como uma das principais queixas a falta de linha de crédito com juros mais baixos, para incentivar, inclusive, o início da produção. Os produtores Silvanei Augusto Delboni e Cesar de Almeida também defendem a concessão de um subsídio pelo governo.
A implantação de pontos fixos para o comércio da produção local, como o Ponto Verde de Indaiatuba, é positiva, segundo os produtores rurais.
O Ponto Verde, onde os produtores da agricultura familiar de Indaiatuba vendem suas mercadorias, fica na Rua Francisco Araújo, ao lado da antiga estação ferroviária do bairro Itaici e funciona às quartas-feiras, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h. O estacionamento é gratuito.
1 Comment