Dando continuidade à programação da 31ª edição do Maio Musical de Indaiatuba, o Samba no Parque é atração neste sábado (20/5), no palco do Parque Ecológico. Quem abre a programação, às 15h, é Marina Costa com o show Sem Amor Ninguém Vive!, um tributo aos 40 anos da passagem de Clara Nunes.
Além dos clássicos da cantora, Marina Costa traz canções que revelam o romantismo com o qual Clara Nunes olhava o mundo. A apresentação também joga luz sobre o amor que Clara nutria pela sua Minas Gerais, pelos Sertões e pelo povo brasileiro. “Não sou sambista”, dizia. “Sou operária da Música Popular Brasileira”.
Com o show 80 Anos de Samba: Paulinho da Viola e Martinho da Vila, o grupo 4Samba é atração às 16h. Formado após a pandemia, o quarteto busca em sua formação instrumental pouco usual, trazer a leveza de sambas imortais. Do Feitiço da Vila nascido dos versos imortais de seu poeta maior, Noel Rosa, levados ao mundo pela voz macia e o canto sincopado de Martinho da Vila, ao berço do Samba em Madureira, dignificados pela elegância de Paulinho da Viola. Dois poetas do povo que, ao longo dos últimos 80 anos, tem retratado em seus versos as dores e amores de sua gente.
Com Nossa Praia, o Grupo Mixturadinn se apresenta às 17h. O grupo surgiu quando cinco amigos, todos apaixonados por pagode, resolveram levar alegria pelos bares da cidade. Na sequência, às 18h, Cesinha e Banda apresenta Nos Pagodes da Vida, com o melhor do samba e pagode.
Pintou o Samba Canta para Indaiatuba é atração às 19h, com o trio formado por Rafa Munhoz no vocal, Marcelinho Oliveira no cavaco e João Paulo Eugênio na percussão reunindo sucessos que acompanharam a trajetória do grupo, fundado em 2011, além de faixas autorais que marcaram esta trajetória.
Fechando o Samba no Parque, às 20h, é a vez do grupo Fundo de Quintal, que celebra seus 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira. A vitalidade e a longevidade do Fundo de Quintal não têm segredo e a receita é simples: generosidade musical. Ele é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci, Mario Sérgio, Ronaldinho e Ubirany. Verdadeiros padrinhos das gerações de futuros sambistas.
O tempero dessa receita é a assinatura inconfundível do grupo. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade. No palco, Bira Presidente, Sereno – que além de cantor e compositor é o inventor do tantã – Ademir Batera, Marcio Alexandre e Junior Itaguaí formam a principal referência do gênero.
MOSTRA
A 31ª edição do Maio Musical também marca presença na 1ª Mostra de Viola, promovida pela Associação Amigos de Bairro XII de Junho, no domingo (21/5), com três atrações. O evento tem inscrições gratuitas e cada artista pode apresentar até três músicas. São aceitos solos, duplas e bandas. Os interessados devem se dirigir à secretaria do clube, que fica na Rua Padre Francisco Cabral de Vasconcellos, 786, no Jardim Morada do Sol. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 99518-3227.
O evento é aberto ao público e contará com praça de alimentação. Todos os participantes receberão um certificado. A 1ª Mostra de Viola terá início às 10 horas, mas a programação do Maio Musical tem início ao meio-dia, com show de Júnior Carvalho. Nascido em Indaiatuba, desde criança é apaixonado por música raiz e aprendeu seus primeiros acordes na viola caipira aos 9 anos.
Talento foi descoberto por seu avô, que lhe deu a viola. Desde então, Júnior Carvalho já gravou três CDs, conquistou vitórias em diversos festivais do Brasil e participou de vários programas de TV renomados. Hoje atua como Luthier (fabricante de instrumentos de cordas) e tem instrumentos espalhados por todo o Brasil. Na sequência, às 13h, é a vez da Orquestra de Viola Caipira, com grandes sucessos do sertanejo raiz, e às 14h, o evento recebe o Grupo de Viola Caipira das Oficinas Culturais.
Também no domingo, dia 21, às 10h, no Casarão Pau Preto, a atração é a Camerata SESI Indaiatuba. Desde 2013, através de seus Núcleos de Música, o Serviço Social da Indústria (SESI) promove o acesso democrático ao ensino de música com qualidade. No ano passado, os alunos das Cameratas SESI passaram a receber bolsas para aprofundarem seus estudos musicais.
Em seu concerto, os alunos da Camerata SESI Indaiatuba apresentam repertório com obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Jean Sibelius, Franz Schubert e Gustav Holst.
REGGAE
Encerrando a terceira semana do Maio Musical, três atrações sobem ao palco do Parque Ecológico no domingo (21/5). Às 17h, a La Plata apresenta seu Tributo a Charlie Brown Jr. A banda se dedica a manter viva a memória do Charlie Brown Jr e de seus integrantes que faleceram: Chorão e Champignon. Em 2023, completam-se 10 anos da morte deles e também 30 anos da estreia da banda que marcou história no rock nacional.
Por volta das 18h, Anderson Xavier se junta ao DJ Oitomão para a comemoração dos seus 17 anos de carreira. Os dois artistas irão apresentar um repertório que viaja pelas vertentes do rap, rock e reggae. Desde 2017, eles se reúnem em sessões de estúdios e shows na região.
Fechando a programação, às 19h, é a vez da banda Maneva com a turnê Mundo Novo, nome do 13º álbum do sexteto formado pelos amigos Tales de Polli (voz e violão), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria). A banda apresenta hits como Seja Para Mim, O Destino Não Quis, Sem Jeito, Saudades do Tempo, Pisando Descalço, Corre Pro Meu Mar, Reviso Meus Planos e Não Vá Dizer Que Não.
Lágrimas de Alegria, mais recente sucesso da banda, recebeu ainda uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa e o álbum somou 11 certificações, incluindo um single de diamante.
PROGRAMAÇÃO
20 de maio, no Parque Ecológico
Samba no Parque
15h – Marina Costa, com Sem Amor Ninguém Vive!
16h – 4Samba, com 80 Anos de Samba: Paulinho da Viola e Martinho da Vila
17h – Grupo Mixturadinn, com Nossa Praia
18h – Cesinha e Banda, com Nos Pagodes da Vida!
19h – Pintou o Samba, com Pintou o Samba Canta para Indaiatuba!
20h – Fundo de Quintal
21 de maio, no Casarão Pau Preto
10 horas – Camerata SESI Indaiatuba
21 de maio, no XII de Junho
1ª Mostra de Viola
12h – Júnior Carvalho
13h – Orquestra de Viola Caipira
14h – Grupo de Viola Caipira das Oficinas Culturais
21 de maio, no Parque Ecológico
17h – La Plata, com Tributo a Charlie Brown Jr.
18h – Anderson Xavier & DJ Oitomão
19h – Maneva
ENDEREÇOS
Associação Amigos de Bairro XII de Junho
Rua Padre Francisco Cabral de Vasconcellos, 786, no Jardim Morada do Sol.
Casarão Cultural Pau Preto – entrada franca
Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro
Palco do Parque Ecológico (em frente à Prefeitura de Indaiatuba) – aberto ao público
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Jardim Esplanada