O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) apresentou à imprensa, na manhã desta sexta-feira (19/5), a nova frota de ônibus do transporte coletivo urbano do município. A empresa Sou Indaiatuba, que tem a concessão do serviço, fará a substituição de 40 ônibus da frota por veículos 0Km, que começam a circular a partir de segunda-feira (22/5). Com a novidade, será renovada 59% da frota atual, que é composta por 68 veículos. A renovação da frota é uma exigência prevista no contrato de concessão do serviço de transporte coletivo urbano.
A apresentação dos novos veículos à população será feita, por meio de uma carreata, na manhã deste sábado (20/5). A carreata sairá da garagem da empresa, localizada no Distrito Industrial, e seguirá pela Rua Antonio Barnabé, Avenida Francisco de Paula Leite até o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). Depois continuará o percurso pelas avenidas Presidente Vargas, Visconde de Indaiatuba, dos Trabalhadores e Presidente Kennedy, por onde acessará o Parque Ecológico no sentido da Avenida Manoel Ruz Peres até o Parque Campo Bonito (avenidas Ottilia Ferraz de Camargo e Clóvis Ferraz de Camargo). O retorno será pelas avenidas Manoel Ruz Peres, Ário Barnabé e Paula Leite, e Rua Antonio Barnabé até a garagem.
Em 2021, a empresa já havia renovado parte dos ônibus, cumprindo a exigência do contrato de concessão do serviço. Com a aquisição dos novos veículos, a média de idade dos ônibus em circulação, em Indaiatuba, ficará inferior a um ano.
Os novos veículos da marca Iveco mantêm as características da frota existente que conta com 100% dos ônibus com ar condicionado e com acessibilidade para atender passageiros com deficiência física. Além disso, todos os veículos são equipados com internet wi-fi, carregador de celular via USB e com bancos soft conforto em veludo. Para manter a qualidade do serviço e a segurança dos passageiros, todos os ônibus são monitorados por GPS e também equipados com câmeras de monitoramento interno.
A frota da Sou Indaiatuba é composta por 68 ônibus distribuídos em 31 linhas do transporte coletivo urbano. Diariamente, a empresa transporta a média de 24.702 passageiros, sendo 18.054 pagantes.
No ano passado, a Administração Municipal e a Sou Indaiatuba concluíram o projeto de seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano do município, que dividiu em viagens mais curtas as linhas que possuíam demandas mais altas e trajetos extensos. O seccionamento foi iniciado em 2021 e possibilitou ampliar a oferta de viagens e, como consequência, diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus.