Na manhã desta quarta-feira (12/4), o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), se reuniu com representantes das escolas municipais e estaduais, na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, para anunciar medidas que serão implantadas para reforçar a segurança nas escolas.

O encontro contou com a presença da secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Drª Graziela Milani, o secretário de Educação, professor Eddye Rafaeta e secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, além da dirigente regional de Capivari, Alair Lelli.

Gaspar enfatizou que é preciso agir com ponderação e responsabilidade para não promover o pânico generalizado. “Também sou pai e meus filhos, como os seus, são os bens mais preciosos que temos. Nossas escolas já contam com um programa contínuo de segurança e nos últimos dias me reuni com os secretários e especialistas para discutirmos pontos de melhoramentos para aplicarmos nas rotinas escolares”, explicou.

Todas escolas municipais contam com o SIS (Sistema Integrado de Segurança), que é composto por mais de 1.500 câmeras de monitoramento, sensores, porteiro eletrônico com controle de acesso, botão de pânico e central de monitoramento.

Havendo necessidade o muro de algumas unidades será ampliado e será promovido formações em Segurança para servidores. O controle de acesso dos alunos também será mais rígido. O patrulhamento foi reforçado nas regiões das escolas municipais, estaduais e particulares, além da interligação do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil com as escolas através de grupo de WhatsApp e com o aplicativo SOS Escola Segura para as unidades municipais e estaduais.

O secretário de Educação reforçou que as escolas são seguras e que os protocolos de segurança devem acontecer sempre. “Todas nossas escolas são monitoradas e muitas das práticas citadas devem ser rotina. Não podemos esmorecer no dia a dia, principalmente no controle de acesso. Sabemos que cada unidade escolar tem sua particularidade e juntos vamos trabalhar para melhorar alguma dificuldade que exista. Temos uma missão, que é deixar o ambiente escolar seguro, mas com o cuidado de não transformá-lo em presídios”, concluiu o professor Eddye Rafaeta.

O secretário de Segurança Pública apresentou os projetos que irão interligar as escolas com o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil para uma resposta mais efetiva diante de uma possível averiguação. “O grupo de WhatsApp com acompanhamento das conversas 24 horas e o aplicativo SOS Escolar Indaiatuba aproxima a comunidade escolar das forças policiais. Qualquer ação suspeita deve ser mencionada nesses canais, o sistema inteligente identificará a viatura mais próxima e o agente passará todas as informações para a equipe que está com a ocorrência ter um embasamento mais preciso e assim ter mais chance em lograr êxito no atendimento”, finalizou Lima.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *