Com o objetivo de reduzir os custos operacionais e minimizar o impacto ambiental, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba tem desenvolvido, entre outras ações, um Programa de Eficiência Energética, que consiste em utilizar a energia de forma mais inteligente, ajustando equipamentos e a demanda de energia elétrica.

O Saae possui 82 contas de energia elétrica das quais, 18 são de média tensão e 64 de baixa tensão. As 18 contas de média tensão representam 98% dos gastos de energia elétrica da autarquia, sendo a Estação de Tratamento de Esgotos Mário Araldo Candello (ETE MAC) a unidade responsável por mais da metade desse consumo.

Implantado em 2017, o software de Monitoramento de Energia Elétrica (SMEE) faz o acompanhamento com leituras e envios de dados em tempo real. Os dados são armazenados em nuvem (banco de dados) das medições de energia elétrica de 17 setores ligados em média tensão, tais como, 4 (quatro) Estações de Tratamento de Água (ETA’s), 5 (cinco) Estações de Captação de Água Bruta (ECA’s), 3 (três) Centros de Reservação (CR’s), 1 (uma) Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), 3 (três) Estações Elevatórias de Esgotos (EEE’s) e 1 (um) Escritório Central (EC).

O SMEE consiste em equipamentos (gateways) ligados em paralelo aos medidores da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz), que monitoram parâmetros de energia elétrica, tais como, demanda, consumo e fator de potência, que permitem a simulação para otimização de contratos, previsões de gastos futuros e evita também multas referentes à ultrapassagem de demanda e fator de potência baixo apresentando cálculo de banco de capacitores necessários para correção de fator de potência.

O monitoramento permite que o Saae trate a eficiência com energia elétrica da mesma forma que procura tratar a eficiência com o saneamento e com a sustentabilidade.

De acordo com as informações da Unidade Técnica de Gestão de Energia Elétrica do Saae, a eficiência energética pode contribuir para a sustentabilidade em várias maneiras, ajudando a proteger o meio ambiente, preservar os recursos naturais e reduzir os custos operacionais.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *